(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Laboratório alerta para aumento da procura por testes de COVID-19 no país

O número de exames RT-PCR realizados em maio aumentou mais de 25% em relação a abril. Infectologista diz que é sinal de nova onda de casos e internações no país


09/06/2021 20:13 - atualizado 09/06/2021 20:47

Em maio, a procura por exames RT-PCR aumentou mais de 25% em relação ao mês anterior(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Em maio, a procura por exames RT-PCR aumentou mais de 25% em relação ao mês anterior (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Em maio, o número de exames RT-PCR realizados pelo Grupo Pardini, em todo o país, aumentou mais de 25%, em relação ao mês de abril

 8

A taxa de positividade em maio ficou entre 25 e 27%. A infectologista do laboratório, Melissa Valentini, chama a atenção para a crescente demanda, que reflete no atual cenário de aumento de casos e de internações por COVID-19.


Os números da Região Sul mostram um crescimento de 59,9% em relação à média de abril. A região apresentou o maior aumento de volume em relação à média nacional nas últimas quatro semanas.

Já no Sudeste houve crescimento de 29,8% no número de testes realizados em comparação com abril.

Os dados da Região Centro-Oeste do país também chamam a atenção, pois mostram elevação de 17,9% no volume de teste e aumento da taxa de positividade – de 19% para 21% – comparando com o mês anterior.

“Os números retratam realmente o cenário nacional, o colapso vivenciado pelo Centro-Oeste e, possivelmente, no Sul nas próximas semanas. Há uma tendência de aumento na demanda de exames nesta semana, reflexo do feriado prolongado da semana anterior”, explica Melissa.

Segundo a infectologista, a previsão é que surjam mais casos e internações em várias regiões do país. 

A rede já realizou mais de 4 milhões de exames para detectar o novo coronavírus no Brasil – o que representa cerca de 10% dos exames RT-PCR (método padrão-ouro para diagnóstico do SARS-COV-2) feitos no país.
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)