(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas #PRAENTENDER

Urnas eletrônicas: uma história de segurança e polêmicas no Brasil

Embora o equipamento eletrônico tenha se mostrado seguro em mais de duas décadas de uso, implantação do voto impresso ainda é provoca polêmicas no Brasil


28/05/2021 16:02 - atualizado 11/05/2022 11:02


A urna eletrônica foi usada pela primeira vez em uma eleição no Brasil em 1996. Nesse período, nunca houve qualquer indício de fraude em votação no sistema eleitoral brasileiro. Embora o equipamento tenha se mostrado seguro, o Congresso Nacional chegou a debater a implantação do voto impresso. E, em meio a polêmicas geradas pelo debate, fizemos este vídeo #PRAENTENDER a efetividade da urna eletrônica.

A urna eletrônica foi usada pela primeira vez no Brasil nas eleições municipais de 1996. A estreia foi gradual. Na época, 70 mil urnas foram distribuídas para 57 cidades com mais de 200 mil eleitores, entre elas, 26 capitais.

Cinco anos depois, os equipamentos desenvolvidos com tecnologia 100% nacional chegavam a todos os cantos do país, na primeira eleição totalmente informatizada. Em mais de um quarto de século de eleições eletrônicas, nunca houve registro de fraude no processo de captação, transmissão e contagem de votos.

TSE garante segurança

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante que o processo eletrônico de votação no Brasil é seguro e confiável.

Antes das eleições, as urnas eletrônicas são submetidas a testes públicos de segurança, com a participação de investigadores, hackers e especialistas da área para identificar e sanar qualquer vulnerabilidade no sistema.
arte mostra urna eletrônica com o título A urna eletrônica é segura?
Urnas eletrônicas são seguras e reconhecidas mundialmente como sistema modelo de eleição (foto: Arte/Hudson Franco)

Além disso, candidatos, partidos e coligações são convidados a fiscalizar as diversas etapas do processo eleitoral, inclusive, auditorias da votação eletrônica, a própria votação e a apuração dos resultados.

Se ainda assim houver qualquer dúvida sobre o resultado de um pleito, o sistema permite que partidos e candidatos possam auditar o processo em qualquer região.

Auditoria

Em 2014, quando Aécio Neves perdeu a eleição presidencial para Dilma Rousseff por uma margem pequena de votos, o PSDB pediu auditoria no sistema. Foi feita a checagem com o acompanhamento do partido e nada de suspeito e anormal foi encontrado. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)