(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALTERAÇÃO NA LEI

PEC da imunidade parlamentar é debatida na Câmara pelo terceiro dia seguido

O presidente da Câmara, Arthur Lira, pressiona que o tema seja votado em plenário a menos de uma semana da retomada das comissões em modelo híbrido


26/02/2021 17:01 - atualizado 26/02/2021 17:16

Nos bastidores, há a informação de que Arthur Lira está pressionando para que a PEC seja votada em plenário o mais breve possível(foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Nos bastidores, há a informação de que Arthur Lira está pressionando para que a PEC seja votada em plenário o mais breve possível (foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Os deputados retomaram a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 3/2021, que trata das imunidades parlamentares. Os debates sobre a proposta entram no terceiro dia, após duas sessões cheias de críticas aos texto e muita obstrução. Apesar da aparente insatisfação, porém, cada uma das tentativas de obstrução da matéria foi derrubada por mais de 300 votos.

A relatora da PEC, deputada Margarete Coelho (PP-PI) desidratou o texto para aumentar o consenso sobre o tema. Os críticos, contudo, alertam para a pressa na votação.

A proposta não passou pelo trâmite natural, a sessão especial e a Comissão de Constituição e Justiça. Isso, a uma semana da retomada do trabalho das comissões em regime híbrido determinada pelo próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O deputado Glauber Braga (PSol-RJ) alertou para o risco de a medida criar precedentes. Como resposta, Lira afirmou que a pressão não seria fruto de vontade da Mesa Diretora ou da presidência da Casa, mas de uma decisão dos líderes.

Nos bastidores, o que se diz é que o texto foi às pressas para o plenário justamente por pressão de Lira. Inclusive, muitos parlamentares se queixaram da imprevisibilidade com que o tema foi posto em pauta, diferentemente de uma proposta do próprio presidente em sua eleição.

“Isso (a PEC) não nasceu da mesa e nem da presidência”, garantiu Lira.

“Toda essa celeuma é um artigo só. Não tem impunidade e não tem blindagem. A imunidade parlamentar precisa de ter limites quanto ao seu absolutismo de voto e voz. Para a votação da semana passada a respeito do Daniel Silveira, essa casa teria obrigação de fechar as lacunas legislativas para que isso acontecesse. Vamos continuar no nosso ritmo, e o que essa Casa decidir, que ritmo deve ser, a Casa decidirá no plenário”, avisou.

Ataques contra parlamentar

 

Lira também citou as ofensas do apresentador de direita Danilo Gentille direcionadas ao deputado Celso Sabino (PSDB-PA), autor da PEC 3.

Disse que não aceitará “os mesmos ataques que o Supremo recebeu” sem tem o mesmo tratamento (dado a Daniel Silveira), “com relação às pessoas que expressam ódio, pensamentos antidemocráticos e agressões físicas a deputados pelo direito de voto e voz.”

“Um deputado ter uma assinatura em uma PEC, ser ameaçado de levar porrada no meio da rua, não é admissível”, disse.

Celso Sabino, por sua vez, se queixou de textos e ameaças que vem recebendo nas redes sociais. E leu um trecho de ameaças. “Socos é o que você menos merece. Sai na rua pra você ver se nós não te pegamos, seu arrombado. Já pode pedir segurança, seu merda. Deputado Celso Sabino tem que apanhar de gato morto até miar”, leu o parlamentar na Tribuna.

“Acredito na democracia, no diálogo de alto nível. Acredito que precisamos de encontrar formas de contrapor os argumentos contrários aos nossos ideais, que não seja através de ameaças, de constrangimentos tão graves. Aqueles que quiserem combater as ideias que defendo, podem me procurar nas redes, falar publicamente, mas de forma respeitosa”, afirmou Sabino.

Ele disse ainda que o tratamento que recebeu é injusto: “É mais importante que nunca que a gente regularmente, esclareça e deixe bem claro os limites da imunidade material, formal, até onde um parlamentar pode ser responsabilizado pela sua fala, seu voto e sua opinião”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)