(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Pandemia

Cemitério carioca homenageia cientistas que combatem a COVID-19

Chama busca "iluminar" cientistas que buscam a cura para pandemia do novo coronavírus


01/11/2020 13:25 - atualizado 01/11/2020 13:42

Crematório e Cemitério da Penitência, na zona portuária do Rio de Janeiro, será palco da homenagem(foto: Tomaz Silva/Arquivo/Agência Brasil)
Crematório e Cemitério da Penitência, na zona portuária do Rio de Janeiro, será palco da homenagem (foto: Tomaz Silva/Arquivo/Agência Brasil)

Batizada de Chama da Esperança, será acesa nesta segunda-feira (2), Dia de Finados, uma pira no Crematório e Cemitério da Penitência, na zona portuária do Rio de Janeiro. A intenção simbólica é iluminar os cientistas que buscam uma vacina contra o novo coronavírus.

A pira será acesa pelo cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, que irá celebrar uma missa no local, às 7h30, e uma vela acesa na mesma chama será entregue a pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o fogo permanecerá aceso nos dois lugares até que uma vacina seja descoberta e reconhecida pela comunidade científica internacional.

Dom Orani também vai inaugurar um jardim memorial na Penitência, com o plantio de uma muda de jequitibá-açu, em referência à importância da preservação ao meio ambiente.

Depois, ele inaugura um monumento em homenagem às vítimas da COVID-19 no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste.

Funcionamento

Por causa da pandemia de coronavírus, as tradicionais missas realizadas nos cemitérios cariocas serão reduzidas este ano, e em algumas localidades, transferidas para as paróquias mais próximas.

A Catedral de São Sebastião, no Centro, terá missas em quatro horários e manterá a cripta aberta para visitação ao longo do dia.

Às 10h haverá a soltura de 200 balões, na campanha A Vida Não Para, com mensagens enviadas por internautas.

Algumas celebrações serão transmitidas pelas redes sociais da arquidiocese, para evitar as aglomerações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)