(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ORIGEM DESCONHECIDA

Sementes misteriosas em encomendas: saiba os riscos que elas podem causar

Pacotes com sementes vindas do exterior não devem ser abertos, manuseados ou descartados. Quem receber deve comunicar imediatamente ao Ministério da Agricultura, que alerta para os riscos à saúde, à economia e ao meio ambiente


01/10/2020 15:46 - atualizado 01/10/2020 16:19

Os primeiros registros vieram de encomendas na China(foto: Reprodução/Correio Braziliense)
Os primeiros registros vieram de encomendas na China (foto: Reprodução/Correio Braziliense)
Sementes ou mudas, recebidas por brasileiros em encomendas entregues pelos Correios,sem que tenham solicitado, não devem ser descartadas, plantadas ou manuseadas. O alerta é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O receptor precisa informar de imediato ao Mapa pelo endereço eltrônico gab-mg@agricultura.gov.br, para que sejam recolhidas.

Nos últimos dias, o ministério recebeu informações de várias partes do país sobre a presença de sementes em encomendas de produtos comprados no exterior. Segundo o Mapa, esses organismos podem ser extremamente perigosos para a nossa produção vegetal, ameaçando principalmente a produção de alimentos e podem trazer sérios danos ao meio ambiente e à saúde da população, já que não se sabe a procedência nem quais são as espécies.

O material pode ser entregue em qualquer unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ou do Sindicato de Produtores Rurais dos municípios, que estão aptos a receber essas sementes ou mudas e encaminhá-las para análise.

Essas sementes, ou outras partes de plantas, podem ser de ervas daninhas, que se espalham sem controle. Ou mesmo podem conter vírus, fungos ou bactérias, capazes de infectar e provocar danos à nossa produção vegetal.

'Risco é altíssimo'


João Ricardo Albanez, subsecretário de Política e Economia Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) reconhece que a pandemia provocou um crescimento no comércio virtual, permitindo trânsito intenso de produtos. "Do ponto de vista de um país que tem na agricultura um dos segmentos mais importantes da sua economia, o risco é altíssimo."

A preocupação, de acordo com Albanez, é que não se sabe a origem, quais as espécies e se estão acometidas de alguma praga ou doença que podem contaminar a produçãio agrícola brasileira e causar sérios danos à economia.

O subsecretário alerta que essas sementes ou mudas não devem ser jogadas no lixo, no vaso sanitário ou descartada em qualquer ambiente porque correm risco de germinar e se propagar sem nenhum controle.  "As pessoas não devem nem sequer abrir as embalagens e acionar de imediato as autoridades", recomenda. Caberá ao Ministério da Agricultura identificar e catalogar cada uma delas. 

Investigação


Outros países também registraram o recebimento de pacotes com sementes misteriosas. Ainda não há evidências exatas de quando os envios começaram nem o volume de sementes distribuído. Em julho, agricultores dos Estados Unidos relataram o recebimento de embalagens não solicitadas contendo sementes chinesas.

As autoridades norte-americanas investigam a possibilidade de vendedores  estarem usando endereços de consumidores que fazem compras com frequência na internet para fazer vendas falsas, e assim, aumentar a classificação positiva dos seus produtos em sites de e-commerce. A faude é conhecida como "brushing" e tem como objetivo registrar compras falsas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)