(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Pandemia

Máscaras contra o coronavírus: 5 coisas que você precisa saber

Pode passear com o cachorro sem máscara? E retirar para fazer um lanche? Mesmo com máscara preciso fazer distanciamento social? Vídeo explica uma das maiores aliadas na luta contra a COVID-19


25/07/2020 09:00 - atualizado 23/07/2020 20:16


Elas chegaram ao vestuário já há alguns meses, mas basta observar a tendência fashion da máscara no queixo, última moda no Centro de Belo Horizonte, para concluir que sobram dúvidas a respeito da forma correta de usar as máscaras.

Conversamos com uma especialista para explicar questões comuns e entender de fato a necessidade desse acessório fundamental durante a pandemia de COVID-19. Veja vídeo abaixo.

A virologista e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais Giliane Trindade explica: ao compreender a forma como se dá a transmissão do novo coronavírus, fica clara a necessidade de usar as máscaras corretamente.

Por que usar máscaras?
“Esse vírus é transmitido principalmente pelo contato com as gotículas de saliva, que saem da nossa boca quando a gente fala, tosse ou espirra. A máscara, então, evita justamente que essas gotículas sejam pulverizadas no ambiente. E pulverizadas de forma a encontrar outros indivíduos ou de serem depositadas nas superfícies”, explica a pesquisadora. 
 



Distanciamento social
O compromisso de usar a máscara, entretanto, não substitui a necessidade de fazer distanciamento social devido a dois fatores: a dificuldade que as outras pessoas demonstram em utilizar o acessório corretamente e porque a máscara minimiza, mas não impede totalmente a transmissão do vírus.

E a máscara no queixo?

Giliane reforça que as máscaras precisam ser usadas cobrindo o nariz e a boca. A virologista orienta que as pessoas evitem retirar a máscara para comer, lembrando sempre de tocá-las somente com as mãos limpas e, quando necessário, fazer isso somente pela lateral, no elástico.
 

Óculos embaçados
Para muitos, uma das principais dificuldades é usar máscaras combinadas aos óculos. A pesquisadora dá algumas sugestões que podem ajudar.

“Uma dica é passar sabão em barra seco sobre as lentes dos óculos, e polir com aquela flanela que a gente usa para limpar os óculos. Uma outra solução para esse problema é o uso das máscaras 3D.” 
 

Passeio com pet
Giliane relembra também a necessidade de usar máscaras mesmo quando estamos sozinhos, passeando com os animais de estimação, por exemplo.

“O uso da máscara é um pacto coletivo. E isso diz muito da nossa postura frente a essa pandemia. Se você saiu com seu cachorro, é importante que você use a máscara mesmo que você não vá se aproximar de ninguém, mesmo que você não vá se aglomerar com ninguém, mas é sua postura frente à emergência desse vírus.”

*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)