(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Youtuber Felipe Neto vai distribuir 10 mil livros com temática LGBT na Bienal do Rio

Prefeitura mandou fiscais ao evento para averiguar e recolher HQ que tinha personagens gays se beijando


postado em 06/09/2019 19:47 / atualizado em 06/09/2019 19:56

Youtuber vai distribuir 10 mil livros com temática LGBT na Bienal do Livro no Rio de Janeiro(foto: Divulgação)
Youtuber vai distribuir 10 mil livros com temática LGBT na Bienal do Livro no Rio de Janeiro (foto: Divulgação)
O youtuber Felipe Neto prepara um contraponto a ação da Prefeitura do Rio de Janeiro, que enviou fiscais para a Bienal do Livro, nesta sexta-feira, orientados a apreender material que contivesse conteúdo pornográfico e com temática LGBT para adolescentes. O caso de censura tinha como alvo uma HQ dos Vingadores chamada ‘A Cruzada das Crianças’, que tem uma cena de beijo gay entre dois personagens. Neste sábado, Neto distribuirá gratuitamente 10 mil livros com temática LGBT na praça de alimentação do local.

A Prefeitura do Rio notificou extrajudicialmente a Bienal, pedindo que os exemplares da edição dos Vingadores fossem lacrados e tivessem classificação indicativa, avisando que o material continha ‘cenas impróprias’ para menores.

Acionado pela Bienal, o Tribunal de Justiça concedeu liminar para a organização e que impede a prefeitura de “buscar e apreender” obras e de caçar a licença de funcionamento do evento. De acordo com a decisão, o município não poderá retirar livros de circulação “em função do seu conteúdo, notadamente aquelas que tratam do homotransexualismo.”

Na ação proposta por Felipe Neto, os livros serão distribuídos dentro de um saco preto, acompanhados de um aviso dizendo: “Este livro é impróprio - para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas.”

Entre os títulos escolhidos pela equipe do youtuber estão ‘Dois garotos se beijando’, de David Levithan (Editora Galera), ‘Arrase!’, de RuPaul (HarperCollins), ‘Boy Erased’, de Garrard Conley (Intrínseca), e ‘Ninguém nasce herói’, de Eric Novello (Seguinte).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)