(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

É falso que Bolsonaro teve pico de 84 pontos de audiência no JN

A alegação, compartilhada mais de mil vezes por usuários nas redes sociais desde 26 de agosto deste ano, foi desmentida pela Rede Globo à AFP


30/08/2022 17:25 - atualizado 30/08/2022 17:28


 

Captura de tela feita em 29 de agosto de 2022 de uma publicação no Twitter
Captura de tela feita em 29 de agosto de 2022 de uma publicação no Twitter (foto: Reprodução)
O atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) não registrou um pico de audiência de 84 pontos, contra 34 obtidos pelo também candidato e ex-mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante suas respectivas participações na sabatina do Jornal Nacional, em 22 e 25 de agosto de 2022. A alegação, compartilhada mais de mil vezes por usuários nas redes sociais desde 26 de agosto deste ano, foi desmentida pela Rede Globo à AFP.

 

'Na hora do pico o Molusco conseguiu 34 pontos contra 84 pontos do PR Bolsonaro! Mais uma porretada do Mito!', afirmam publicações que circulam no Twitter (1, 2, 3) e Facebook (1, 2).

 

Entre 22 e 26 de agosto de 2022, a Rede Globo realizou, no Jornal Nacional, uma série de entrevistas com candidatos à presidência da República. O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro entrevistado; no dia 23, foi a vez de Ciro Gomes (PDT); Lula (PT) participou em 25 de agosto; e Simone Tebet (MDB), no dia seguinte.

 

A equipe do AFP Checamos entrou em contato com a assessoria de imprensa da emissora para solicitar acesso aos dados de audiência dos candidatos no JN. A Rede Globo informou que, devido a uma regra da Kantar Ibope Media (empresa responsável por esse cálculo), não pode divulgar os dados de pico de audiência.

No entanto, a emissora afirmou que a alegação de que Bolsonaro obteve um pico de 84 pontos durante sua participação no JN é falsa. A Rede Globo também informou nunca ter registrado um pico de audiência próximo aos 80 pontos, como mencionado por usuários nas publicações.

 

De acordo com a emissora, os dados medidos pela Kantar indicam que as médias de audiência dos três candidatos mais bem colocados nas pesquisas, obtidas durante suas participações no JN, foram muito próximas: 33 pontos para Bolsonaro; 32, a de Lula; e 29, a de Ciro Gomes.

Conteúdo semelhante já foi checado pela equipe da AFP.

 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)