(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Viúva de Che Guevara não poderia receber aposentadoria no Brasil, ao contrário do viralizado

Para isso ocorrer, Guevara deveria ter contribuído com o sistema de aposentadoria brasileiro, o que não ocorreu por ele jamais ter vivido no Brasil


26/08/2022 22:40 - atualizado 28/08/2022 16:51

A viúva de Ernesto Che Guevara não recebe aposentadoria no Brasil. A suposta notícia de que a esposa de um dos líderes da Revolução Cubana recebe uma 'aposentadoria por viuvez', compartilhada centenas de vezes nas redes sociais desde 2014, voltou a circular no contexto eleitoral de 2022.

Entretanto, Aleida March não tem direito à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para isso, Guevara deveria ter contribuído com o sistema de aposentadoria brasileiro, o que não ocorreu por ele jamais ter vivido no Brasil.

Procurado pela AFP, o INSS nega a existência dessa pensão. 
'Durma-se com um barulho desse: Viúva do Che Guevara recebe do Brasil, aposentadoria por viuvez já há 10 anos', diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, Twitter e em sites (1, 2). 

O conteúdo, que circula desde 2014, foi encaminhado para o WhatsApp do AFP Checamos em agosto de 2022.
Captura de tela feita em 16 de agosto de 2022 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 16 de agosto de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

O texto que circula nas redes afirma que a aposentadoria por viuvez de 'Aleida March, que atualmente vive em Cuba foi denunciada pela blogueira [cubana] Yoani Sánchez'. Entretanto, uma busca no Google pelo nome das duas mulheres não leva a qualquer notícia veiculada na imprensa sobre a suposta denúncia. 

Uma nova pesquisa por 'Aleida March' no arquivo de fotos da AFP indicou que a mulher que aparece na imagem viral não se trata da viúva de Che Guevara, mas, sim de sua filha, que tem o mesmo nome da mãe. 

No Brasil sequer existe a 'aposentadoria por viuvez', mencionada pelas publicações. O que existe é a pensão por morte, rural ou urbana, paga pelo INSS somente para dependentes de contribuintes mortos ou declarados mortos pela justiça.

Entretanto, nem a esposa de Che Guevara nem sua filha poderiam receber essa pensão, já que o argentino, morto na Bolívia em outubro de 1967, não contribuiu com o sistema previdenciário brasileiro por nunca ter vivido no Brasil. 

Além disso, o valor que consta na suposta notícia é superior ao teto estabelecido pelo INSS para as aposentadorias, que desde 20 de janeiro de 2022 é de R$ 7.087,22.

Procurado pela AFP, o INSS afirmou que a alegação de que a viúva de Che Guevara recebe aposentadoria por morte é falsa e esclareceu que 'para receber pensão acima do teto, só em caso de demanda judicial'. 

Esse conteúdo foi checado, desde 2014, por Boatos.org, E-farsas, Aos Fatos, Lupa e Estadão Verifica. Alguns desses veículos verificaram que a imagem viral foi retirada do site satírico A Conversa, já extinto. 

Há outros conteúdos desse site arquivados na plataforma Wayback Machine, evidenciando seu tom satírico. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)