(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Vídeo de Tom Cruise segurando um emblema escrito 'Brasil' não era em apoio a Bolsonaro

Artista fez uma saudação ao país sem manifestar apoio ao atual presidente


05/08/2022 17:58 - atualizado 08/08/2022 09:20

O ator norte-americano Tom Cruise aparece em um vídeo segurando um emblema com a palavra 'Brasil' junto a militares.

Mas, ao contrário do que sugerem publicações compartilhadas dezenas de vezes desde 21 de julho de 2022 nas redes sociais, o artista fez uma saudação ao país sem manifestar apoio ao atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

'Anitta apoiando o 9 dedos e Tom Cruise apoiando Bolsonaro', tuitou um usuário junto a sequência que também circula no Facebook, Kwai, TikTok, Instagram e YouTube.

Em algumas sequências a frase 'TOM CRUISE DECLARA APOIO A JAIR MESSIAS BOLSONARO' aparece sobreposta às imagens.

Captura de tela feita em 4 de agosto de 2022 de uma publicação no Twitter
Captura de tela feita em 4 de agosto de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Uma busca pelas palavras-chave 'Tom Cruise' e 'Brasil' mostrou o registro publicado na conta da Força Aérea Brasileira (FAB) no Twitter em 18 de julho de 2022. 'A FAB esteve presente no evento e o ator Tom Cruise, que também é piloto de avião, mandou um olá para o Brasil!', diz a legenda da publicação.

O vídeo, com pouco mais de 20 segundos, mostra o astro de 'Top Gun: Maverick' chegando ao Royal International Air Tattoo (RIAT, na sigla em inglês), feira de aviação realizada entre os dias 15 e 17 de julho, em Fairford, no Reino Unido.

Na sequência, ele é abordado por fãs: 'Diga olá para o Brasil. Força Aérea Brasileira', diz uma mulher ao se aproximar do ator norte-americano. Cruise posa para fotos e segura um emblema com o nome do Brasil.

A FAB confirmou ao Checamos, em 3 de agosto de 2022, que a gravação foi originalmente feita por integrantes da corporação durante uma visita ao evento dedicado à aeronáutica. Ao ser questionado se o ator fez menção à política brasileira ou ao presidente Bolsonaro, o porta-voz da assessoria de imprensa do órgão informou que a interação se limitou ao que pode ser visto no vídeo publicado nas redes sociais da Força Aérea.

A alegação associando o ator ao mandatário brasileiro foi compartilhada por usuários simpatizantes do atual governo. A ex-secretária especial de Cultura Regina Duarte escreveu em 22 de julho de 2022 na sua conta oficial no Instagram que 'Tom Cruise compartilha o nosso @liberdade_abreasasas', referindo-se ao perfil criado por ela a fim de divulgar ações do presidente da República.

No Instagram, o perfil 'Liberdade Abre as Asas' apresenta o ator norte-americano como um apoiador de Bolsonaro. "Sou fã!!! Garoto inteligente, esse! Consegue olhar e ver o tabuleiro todo!", descreve a legenda do vídeo.

A AFP não localizou registros de que Cruise tenha manifestado apoio ao mandatário brasileiro. Uma busca avançada nos perfis do ator nas redes sociais (1, 2), assim como em suas versões arquivadas, e em seu site oficial não levou a resultados que tivessem menção a Bolsonaro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)