
'Não dá para mentir por muito tempo', diz uma das publicações, que traz uma captura de tela da manchete de uma matéria do site Terra Brasil Notícias, intitulada: 'Urgente: Pesquisa BTG mostra cenário de Bolsonaro com 88% das intenções de voto à frente de Lula'.
Conteúdo similar pode ser encontrado em outras mensagens no Twitter (1, 2) e Facebook (1, 2), que usam o dado para colocar em dúvida pesquisas anteriores que mostram Lula na liderança.
No entanto, logo no primeiro parágrafo do texto, o autor da reportagem detalha que os 88% das intenções de voto no atual presidente da República se dão no cenário em que os pesquisados dizem estar 'vivendo um bom momento econômico'.
Uma busca no Google pelas palavras-chaves 'pesquisa', 'BTG', 'julho' e 'presidente' levou a reportagens (1, 2, 3) sobre o levantamento FSB/BTG que informam que Lula aparecia à frente de Bolsonaro no 1º turno com 44% das intenções de voto, contra 31% do atual mandatário.
No site da FSB, instituto responsável por fazer a pesquisa para o BTG Pactual entre os dias 22 e 24 de julho de 2022, foi possível encontrar o relatório resumido do documento, registrado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número de identificação BR-05938/2022.
O relatório confirma que o cenário de 88% das intenções de voto para o atual presidente se deu apenas entre aqueles que consideram estar vivendo 'um bom momento econômico', em resposta estimulada e única. De acordo com a mesma sondagem, esse universo corresponde a 6% do total dos entrevistados.

Já entre os entrevistados que disseram estar 'em crise, e com dificuldade de superar', universo que corresponde a 60% do total de consultados, o ex-presidente Lula apareceu na frente, com 64% das intenções de voto.
Ainda neste documento, o instituto informa que, em um cenário de intenção de voto espontânea para o primeiro turno das eleições de outubro de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou 40%. Jair Bolsonaro apareceu em segundo lugar, com 30% das intenções.
Na pesquisa estimulada - quando são apresentadas as opções de candidatos -, o instituto aponta que Lula registrou 44%, e Bolsonaro, 31% das intenções de voto para o primeiro turno.

