(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Não há registro de que Chris Rock tenha publicado um pedido de desculpas viral após o Oscar

Autenticidade dessa declaração foi negada à AFP pela equipe de comunicação de Chris Rock


31/03/2022 22:35 - atualizado 01/04/2022 08:46

Um suposto pedido de desculpas atribuído ao humorista norte-americano Chris Rock circula nas redes depois que o comediante levou um tapa de Will Smith na cerimônia do Oscar, em 27 de março de 2022, após fazer uma piada sobre a esposa do ator, Jada Pinkett Smith.

No texto viralizado, compartilhado mais de 27 mil vezes desde, pelo menos, 29 de março, Rock teria se desculpado à família Smith pelo “desrespeito” que teria demonstrado. Mas a autenticidade dessa declaração foi negada à AFP pela equipe de comunicação de Chris Rock. Tampouco há registros dessa mensagem nas redes sociais do humorista.

“A declaração de Chris Rock sobre o Oscar”, escrevem os usuários ao compartilhar o suposto pedido de desculpas, que começa com a frase: “Como comediante, pode ser difícil entender quais linhas devem ser cruzadas e quais não são”. O conteúdo circulou no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Publicações em inglês, francês e espanhol também atribuem o mesmo texto a Rock.
Captura de tela feita em 31 de março de 2022 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 31 de março de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

“Comédia nunca é sobre zombar [...] de pessoas com grandes provações acontecendo em suas vidas”, continua a mensagem, em referência a uma piada feita por Chris Rock durante a cerimônia do Oscar, que comparava Jada Pinkett Smith com a personagem de cabelo raspado de Demi Moore no filme “Até o Limite da Honra”. Pinkett Smith sofre de alopecia, uma condição que causa queda de cabelo.

“Peço sinceras desculpas à Jada Pinkett-Smith do meu amigo, Will Smith e ao resto da família Smith pelo desrespeito [...] que demonstrei, que infelizmente foi transmitido para o mundo ver. Espero que, com o tempo, o perdão possa vir dessa situação e todos possamos ser pessoas melhores e mais atenciosas no final”, finaliza o texto viral.

Pedido de desculpas “falso”

Mas "essas desculpas são FALSAS", explicou a equipe de comunicação de Chris Rock à AFP em 30 de março de 2022.

No dia seguinte à cerimônia do Oscar na qual ocorreu o incidente, esse mesmo rumor foi desmentido em um tuíte publicado pela editora sênior da revista Hollywood Reporter, Rebecca Keegan, que afirmou que a mensagem viralizada era falsa.

Chris Rock has not yet issued a statement. There is a statement going around purporting to be from Rock that is not from him, per his team. It’s the one that starts, “As a comedian it can be difficult to understand…”
— Rebecca Keegan (@ThatRebecca) March 29, 2022

Não há registro de declaração semelhante nas contas de Rock no Facebook, Twitter ou Instagram até 31 de março de 2022. 

As ferramentas Wayback Machine (1, 2, 3) e Archive (1, 2, 3), que mantêm versões arquivadas de páginas na internet, tampouco mostram tal mensagem nas contas do comediante nessas redes sociais após a noite do Oscar.

Desde o ocorrido, Chris Rock mencionou o caso pela primeira vez em 30 de março, durante um show em Boston, dizendo que ainda estava “processando o que aconteceu”.

Desculpas de Will Smith

Após ter se desculpado durante a cerimônia em seu discurso ao receber o Oscar de melhor ator, Will Smith se retratou novamente no Instagram em 28 de março.

“Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu passei dos limites e estava errado”, escreveu o ator na mensagem, criticando a violência “sob qualquer forma” e se desculpando também com os organizadores e espectadores da cerimônia. 

Antes da publicação, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas havia condenado o tapa e anunciado uma “revisão formal” do incidente. O ator teria se recusado a deixar a cerimônia após o episódio, segundo a Academia.

Verificação semelhante foi feita pelo Estadão Verifica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)