(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Escorregador em formato de genitais era set de filme, não parque no Brasil

Imagem foi compartilhada centenas de vezes em redes sociais afirmando que se trata de parque infantil no RS, mas é apenas um set de filmagem no Canadá


03/12/2021 19:32 - atualizado 04/12/2021 08:32

Uma imagem de um escorregador com formato dos órgãos genitais masculino e feminino foi compartilhada centenas de vezes em redes sociais desde o início de dezembro de 2021, em publicações que asseguram que a peça foi instalada em um parque infantil inaugurado “pela prefeitura de Santa Etelvina do Guaíba”, no Rio Grande do Sul.

Isso é falso. A foto mostra um set de filmagem montado temporariamente em um parque no Canadá. Além disso, o Rio Grande do Sul não possui nenhuma cidade com o nome citado.  

“A prefeitura de Santa Etelvina do Guaíba (RS), hoje administrada pela esquerda, inaugurou anteontem um parque infantil ‘temático’ que possui como ‘inspiração’ a ideologia de gênero”, começam as publicações compartilhadas mais de 300 vezes no Facebook (1, 2, 3) e Twitter. 

A mensagem continua, assegurando que o prefeito da cidade - identificado como “Fellipe Weissfüder Garcia (PRONA)” - teria justificado a instalação: “Vai auxiliar na educação sexual das crianças por meio de brincadeiras comuns à idade”.
Captura de tela feita em 3 de dezembro de 2021 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 3 de dezembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

A foto viralizada não mostra, contudo, um “parque infantil temático” e tampouco foi tirada no Brasil.  

Set de filmagem 

Uma busca reversa no Google pela imagem do escorrega levou a um tuíte com três fotos, incluindo a compartilhada nas redes sociais.  

“Estão filmando um [filme] do @Sethrogen em Maple Ridge e fizeram algumas mudanças em um dos parques locais”, escreveu o usuário em 7 de outubro de 2021. 

Nos comentários, o autor especificou que as imagens foram feitas no Fletcher Park, localizado na cidade canadense de Maple Ridge, no sudoeste da província Colúmbia Britânica. 

Usando a ferramenta Street View do Google Maps, a AFP pôde verificar que os demais brinquedos e o padrão do pavimento vistos na imagem compartilhada nas redes são iguais aos do parque canadense. 

Procurada pela AFP, a cidade de Maple Ridge confirmou que a foto viralizada mostra um set de filmagem montado em um de seus parques e que o escorrega foi removido quando a produção foi concluída. 

“Foi um [set fechado] então o público não foi afetado”, disse à AFP o porta-voz da cidade, Fred Armstrong, em 12 de outubro de 2021. “A produção ficou no local por alguns dias e removeu todas as instalações após o término da filmagem”

A mídia canadense também repercutiu a presença do escorrega no início de outubro. 

O site Daily Hive escreveu sobre “o set de produção obsceno”, enquanto o Hollywood North Buzz disse que o parque foi alterado para a gravação de um filme de comédia da roteirista Adele Lim, de “Podres de Ricos” e do produtor Seth Rogen.

Cidade fictícia 

Segundo as publicações viralizadas, o suposto “parque temático infantil” teria sido inaugurado na cidade de Santa Etelvina do Guaíba, no Rio Grande do Sul. No entanto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não possui registro de nenhuma cidade com esse nome.  

Procurada pelo AFP Checamos, a Secretaria de Comunicação do governo do Rio Grande do Sul reiterou a informação: “[O escorrega] não foi instalado na cidade, porque ela não existe” 

A equipe de checagem tampouco localizou qualquer registro da existência de um político chamado “Fellipe Weissfüder Garcia”, citado nas postagens como prefeito de “Santa Etelvina do Guaíba”.  Já seu partido, o Prona - Partido de Reedificação da Ordem Nacional - não existe desde 2006, quando fundiu-se com o Partido Liberal. 

Conteúdo semelhante também foi verificado pelo site Agência Lupa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)