(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

O Carnaval de 2022 no Rio de Janeiro segue confirmado, informou a Riotur em 29 de novembro

Riotur, empresa responsável pela festa na capital fluminense, afirma que, se houver cancelamento, isso ainda será comunicado


30/11/2021 15:37 - atualizado 02/12/2021 07:40

Publicações compartilhadas milhares de vezes nas redes sociais desde o último 27 de novembro afirmam que o Carnaval de 2022 foi cancelado na cidade do Rio de Janeiro devido à pandemia de covid-19.

Mas isso não é verdade: em contato com o AFP Checamos em 29 de novembro de 2021, a Riotur informou que não houve “cancelamento de nada”. A empresa acrescentou que caso haja uma “contraordem, será no futuro”.

“RIO DE JANEIRO... CARNAVAL 2022 CANCELADO GRAÇAS A DEUS”, diz a legenda de uma das publicações no Facebook (1, 2), que soma mais de 5,7 mil compartilhamentos, ilustrada com a foto do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no centro do Rio de Janeiro.

Outras postagens (1, 2), por sua vez, utilizam somente a imagem da Marquês de Sapucaí e agradecem a suposta decisão tomada, mas sem especificar o local do cancelamento.

No Twitter (1), grande parte dos usuários que se referiram ao tema apenas especulava e dava a sua opinião (1, 2).
Capturas de tela feitas em 30 de novembro de 2021 de publicações no Facebook
Capturas de tela feitas em 30 de novembro de 2021 de publicações no Facebook ( . / )

Muitas cidades brasileiras estão, de fato, cancelando as festividades de carnaval do próximo ano devido à pandemia de covid-19, como tem sido reportado pela imprensa (1, 2, 3), principalmente após a detecção da nova variante ômicron em vários países. Mas, até o momento, esse não é o caso do Rio de Janeiro.

Em contato telefônico com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, Riotur, no último 29 de novembro, foi informado ao Checamos que a alegação que circula nas redes se trata de “uma mentira”.

A assessoria de imprensa da empresa indicou que “desde agosto tem lançado editais tanto para o Réveillon quanto para o Carnaval e organizando a festa. [...] O secretário de Saúde [Daniel Soranz] recentemente informou que não vê necessidade de cancelamento de ambas as festas”.

A Riotur, contudo, fez a ressalva de que embora as festividades estejam sendo organizadas, a Secretaria Municipal de Saúde e o comitê científico definem as diretrizes.

“Se houver alguma contraordem, será no futuro. Hoje, a realidade é que continuamos como estamos desde agosto, planejando e organizando tanto o Réveillon como o Carnaval”.

Em dois vídeos publicados em 29 de novembro em seu perfil no Twitter, o prefeito carioca Eduardo Paes abordou a questão da variante ômicron e reforçou a importância da vacinação da população da cidade. Depois, falou sobre os próximos eventos previstos para ocorrer no Rio de Janeiro.

“Muito tem se falado também sobre Carnaval e Réveillon, por isso eu digo mais uma vez a vocês: qualquer evento ou festividade que irá, em tese, ocorrer daqui a semanas ou meses só vão ser realizados caso haja condições seguras para tal. Eu garanto que o Rio está pronto para realizar os principais eventos de 2022, que são muito importantes para a nossa cultura, para a nossa economia e para a vida da nossa cidade”, assinalou.

Mas indicou que “ter um planejamento para um evento não significa, necessariamente, que ele vai ser realizado. Afinal, é plenamente possível cancelar o que foi planejado. Mas a gente está ‘fazendo o dever de casa’ e na torcida, sim, para que o cenário favorável que a gente tem hoje se mantenha e seja até melhor nas próximas semanas e meses”, declarou o prefeito.

Em consulta feita em 30 de novembro de 2021 ao Painel Rio covid-19 pode-se conferir que 76,9% da população total da cidade completou o esquema vacinal de duas doses ou dose única. Esse número chega a 95% ao considerar apenas as pessoas maiores de 18 anos.

O Checamos tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para saber quais diretrizes serão adotadas caso os eventos aconteçam, mas não obteve retorno até a publicação deste artigo.

Esta verificação foi realizada com base nas informações oficiais disponíveis na data desta publicação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)