(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Vídeo de Bolsonaro em Abu Dhabi em 2019 circulou como se tivesse ocorrido em Dubai em 2021

Gravação começou a circular em meio à viagem de Bolsonaro a países do Golfo Pérsico


17/11/2021 15:37 - atualizado 22/11/2021 11:39

Um vídeo que supostamente mostraria a recepção ao presidente Jair Bolsonaro em Dubai recebeu mais de 5 mil visualizações desde 13 de novembro de 2021.

Mas a filmagem foi publicada em 2019 pela Embaixada do Brasil em Abu Dhabi, após a visita oficial do mandatário à capital dos Emirados Árabes Unidos naquele ano.

“Presidente Bolsonaro em Dubai, mostrando para o mundo o novo Brasil!! - 13 Nov 21”, diz uma das publicações no Facebook (1, 2, 3). O conteúdo também circulou no Twitter (1, 2) e no Instagram. Sequência semelhante também foi compartilhada no TikTok (1, 2).
Print de postagem em rede social que informa, enganosamente, sobre viagem de Bolsonaro a Dubai
Captura de tela feita em 16 de novembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

A gravação começou a circular em meio à viagem de Bolsonaro a países do Golfo Pérsico. O chefe do Executivo chegou a Dubai em 13 de novembro, em viagem oficial de quatro dias aos Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Catar - nações com as quais busca estreitar laços e atrair investimentos. 

A sequência viralizada de fato mostra o presidente brasileiro sendo recepcionado nos Emirados Árabes Unidos, como é possível perceber graças às bandeiras exibidas na gravação. Nenhuma das pessoas retratadas, porém, estava usando máscara, sugerindo que a filmagem não corresponderia à viagem de novembro de 2021. Notícias publicadas pela imprensa (1, 2, 3) registraram que o mandatário usava o item de proteção quando chegou a Dubai em 2021. Fotos feitas pela AFP em diferentes momentos da viagem também mostram o uso do equipamento de proteção por ao menos alguns dos presentes (1, 2, 3).
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro assiste à feira Dubai Airshow, em 14 de novembro de 2021
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro assiste à feira Dubai Airshow, em 14 de novembro de 2021 ( AFP / Giuseppe Cacace)

Além disso, quando o vídeo atinge 1 minuto e dez segundos de filmagem, é possível ver a imagem de Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores que deixou o governo de Bolsonaro no final de março de 2021.

Uma busca reversa com um dos quadros da sequência no motor Bing trouxe como resultado uma foto do Palácio do Planalto postada no Flickr, datada de 27 de outubro de 2019. A legenda informa que o registro foi feito em Abu Dhabi, no Palácio do Governo (Qsar Al Watan).

Uma busca no Google com os termos “bolsonaro emirados árabes 2019” trouxe como resultado o mesmo vídeo viralizado, publicado em 6 de novembro de 2019 pela conta oficial da Embaixada do Brasil em Abu Dhabi no Facebook, com o título: “Visita do Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, aos Emirados Árabes Unidos”. 

Na época, o mandatário realizava sua primeira viagem oficial ao mundo árabe, em um roteiro que incluiu também Japão e China.

Segundo os registros da agenda presidencial, quando esteve nos Emirados Árabes Unidos naquele ano, o presidente do Brasil não passou por Dubai. Todos os compromissos oficiais registrados ocorreram em Abu Dhabi.

As cenas finais da gravação viralizada, onde Bolsonaro é visto assistindo a uma competição de artes marciais, também foram registradas pela imprensa à época (1, 2, 3).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)