(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

A conta de Jair Bolsonaro na imagem não é oficial e o tuíte de Lula não aparece em seu perfil

Montagem é falsa, tem discrepâncias com interface do Twitter e informações erradas; entenda


05/11/2021 19:14 - atualizado 09/11/2021 07:51

A captura de tela de uma suposta interação entre o ex-presidente Lula e o atual mandatário, Jair Bolsonaro, no Twitter foi compartilhada mais de 3,7 mil vezes nas redes sociais desde o último 26 de outubro.

Mas ela é falsa. Além de a captura de tela ter discrepâncias com a interface do Twitter, a conta oficial do presidente é @jairbolsonaro. No perfil de Lula, por sua vez, a AFP não encontrou qualquer tuíte semelhante ao viralizado.

Na imagem do suposto tuíte do ex-presidente Lula, com data de 25 de outubro de 2021, lê-se: “Ser traído por um companheiro de luta é o mesmo que tomar um tiro nas costas!” . O presidente Bolsonaro teria, então, respondido: “Celso Daniel que o diga” , em referência àquele que foi coordenador do programa de Lula na campanha à Presidência para as eleições de 2002 e que foi encontrado morto com marcas de tortura e tiros no início daquele mesmo ano.

Nas publicações compartilhadas no Facebook ( 1 , 2 , 3 ), no Instagram ( 1 , 2 , 3 ) e no Twitter ( 1 ), usuários colocaram legendas como: “Perfeito @jairmessiasbolsonaro” e “Memória seletiva do ‘bem’…  Assim é a esquerdalha!” .
Print de suposta postagem no Twitter
Captura de tela feita em 5 de novembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

Uma busca na conta oficial de Lula no Twitter por “ser traído por um companheiro” não mostrou nenhum tuíte como resultado. 

Uma pesquisa na ferramenta Wayback Machine , usada para armazenar páginas da internet, por tuítes arquivados desde 25 de outubro de 2021, data vista na imagem viral, também não teve como resposta qualquer resultado semelhante ao compartilhado nas redes sociais. 

O mesmo foi feito no site Archive , que igualmente não mostrou o suposto tuíte.

Além disso, o nome de usuário do presidente Jair Bolsonaro no Twitter é @jairbolsonaro, não “@jairbolsonaroopre” , como aparece na captura de tela. Segundo o Twitter, a conta @jairbolsonaroopre não existe e não há nenhuma página arquivada com esse endereço.

Há, ainda, outros elementos que mostram que se trata de uma imagem manipulada, como o formato da data em português “25 out 21” (1), sendo que abaixo aparece “Replying to” (2) - “Em resposta a” , em tradução livre. Em inglês, a data deveria aparecer como “25 Oct 21” , já que “outubro” nesse idioma é “october” .

Como indicado anteriormente, o usuário do presidente Jair Bolsonaro (3) também aparece de forma incorreta.

Uma comparação entre a captura de tela viralizada e uma feita em um celular permite identificar essas divergências:

Publicação que circula em redes sociais é falsa
Comparação feita em 5 de novembro de 2021 entre uma publicação no Facebook (E) e um tuíte na conta do ex-presidente Lula ( . / )


Em 25 de outubro de 2021, o presidente Bolsonaro não tuitou ou interagiu com a conta de Lula ( 1 , 2 , 3 ), mas publicou duas sequências de tuítes sobre imóveis em Sergipe e ações no combate ao tráfico de drogas, além de divulgar um vídeo de uma entrevista concedida a uma rádio.

Já o ex-chefe de Estado, no mesmo dia, postou uma imagem e retuitou duas publicações de contas externas ( 1 , 2 , 3 ).

Conteúdo semelhante foi verificado pelas equipes do Aos Fatos e do Fato ou Fake .


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)