(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Vídeo que mostra a construção de uma ferrovia foi gravado antes de Bolsonaro chegar à Presidência

Construção retratada tem ligação com a expansão da Estrada de Ferro Carajás, concluída em 2018


27/10/2021 16:54 - atualizado 28/10/2021 10:25

Uma filmagem que supostamente mostra uma obra atribuída ao governo do presidente Jair Bolsonaro foi compartilhada mais de 2.900 vezes nas redes sociais desde 4 de outubro de 2021.

Segundo as publicações, a sequência mostraria uma ferrovia em construção que ligaria a região de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, até o Maranhão.

Mas isso é falso. O vídeo circula desde antes de Bolsonaro assumir a Presidência. A construção retratada tem ligação com a expansão da Estrada de Ferro Carajás, concluída em 2018, como foi confirmado à AFP por uma das empresas que executaram a obra.

“Tá aí uns dos motivos do meu voto em 2022 em @jairbolsonaro ..maquinário que esta sendo usando para fazer a estrada de ferro que vai da região de Lucas do Rio Verde até o MA. Já estão em Marabá no Pará Golaço. Se você não compartilhar ninguém ficará sabendo. A Globo não mostra” , diz uma das publicações no Twitter ( 1 , 2 , 3 ).

O conteúdo também circulou no Facebook ( 1 , 2 , 3 ) e no Instagram ( 1 , 2 , 3 ).
Print de postagem que informa, de forma enganosa, sobre construção de estrada de ferro atribuída ao governo Bolsonaro
Captura de tela feita em 26 de outubro de 2021 de uma publicação no Twitter ( . / )

No entanto, uma busca reversa por uma das capturas de tela da sequência no motor Yandex usando a ferramenta InVid-WeVerify * levou a uma publicação feita em um site com data de janeiro de 2018 e intitulada “Assim são colocados os TRILHOS DE TREM - Ferrovia no Pará!”. O artigo em questão continha um vídeo postado no YouTube, mas que aparecia como “não disponível” quando a equipe de checagem da AFP consultou a página.

Mas uma pesquisa no YouTube por palavras-chave do título do artigo anteriormente citado levou à mesma sequência vista nas postagens viralizadas: trata-se de um vídeo publicado em janeiro de 2018 com o título “Construindo trilho de trem”. 

A obra retratada, portanto, é anterior à gestão de Bolsonaro, que tomou posse como presidente do Brasil em 1º de janeiro de 2019.

No vídeo, é possível ver em diversos momentos a palavra “vale” no maquinário e, em um dos trechos , há também o logotipo da mineradora Vale S.A. Procurada, a empresa informou ao Checamos em 26 de outubro de 2021 que “não está realizando nenhuma obra de construção de estrada de ferro interligando a região de Lucas do Rio Verde até o Maranhão.”

Ainda na própria filmagem, um dos trabalhadores afirma que “a gravação é de Marabá aqui” e que a ferrovia estaria indo para São Luís do Maranhão. Uma busca pelas palavras-chave “vale marabá são luís maranhão” no Google levou a uma publicação da mineradora sobre a Estrada de Ferro Carajás .

A Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi inaugurada em 1985, mas passou por um processo de expansão a partir de 2013 , quando foram duplicados 575 quilômetros da linha férrea no Pará e Maranhão, que passa tanto por Marabá (PA) quanto por São Luís (MA). Segundo a mineradora, as obras de expansão da ferrovia foram concluídas em 2018 , mesmo ano do vídeo localizado pelo Checamos.

Usando os termos de busca “Marabá vale expansão estrada de ferro carajás” , o Checamos chegou a uma publicação da empresa SOMAFEL, na qual a mesma afirma ter participado do projeto de expansão da linha férrea dos Carajás para a Vale S.A.

“O projeto foi dividido por segmentos elementares com trabalhos semelhantes, sendo a SOMAFEL responsável pela execução de 150 km de via” , diz a página. No site, também é possível ver que a empresa faz parte do Grupo Teixeira Duarte .

Procurado pelo Checamos, o Grupo Teixeira Duarte confirmou que o vídeo foi gravado na obra de duplicação da Estrada de Ferro de Carajás, no trecho próximo a Santa Inês, no Maranhão. 

“Informamos que este é um vídeo antigo, de 2016/2017 (...) A obra foi executada pelo Consórcio EMPA-SOMAFEL, ambas as empresas pertencentes ao Grupo Teixeira Duarte, para um cliente privado, para a duplicação de uma ferrovia já existente. Não se trata de uma obra em Lucas do Rio Verde, como colocado no post” , assinalou a empresa.

Ao Checamos, o Ministério da Infraestrutura afirmou em 26 de outubro que “as imagens não têm relação com esse trecho [citado nas publicações] , tampouco há obras em andamento nessa região. Em Marabá, a ferrovia existente é a Estrada de Ferro Carajás, construída e inaugurada nos anos 1980.”  

Verificação semelhante foi feita pelo Aos Fatos , pela Agência Lupa , pelo Boatos.org e pelo Fato ou Fake .

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)