(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Foto de manifestação contra Bolsonaro em 2018 circulou vinculada a protesto de outubro de 2021

Mas o registro, que teve mais de 30 mil interações nas redes sociais, corresponde a protestos do movimento 'Ele Não' de setembro de 2018


05/10/2021 21:33 - atualizado 05/10/2021 21:33


 

Foto de manifestação no Rio de Janeiro
Captura de tela feita em 3 de outubro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / ) (foto: Reprodução)
Uma imagem de uma multidão em frente ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro circulou vinculada aos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro de 2 de outubro de 2021. Mas o registro, que teve mais de 30 mil interações nas redes sociais, corresponde a protestos do movimento “Ele Não” de setembro de 2018, contra o então candidato presidencial.


“Rio de Janeiro gigantesco contra Bolsonaro! #2OutForaBolsonaro #ForaBolsonaro” , diz uma das publicações compartilhadas no Facebook ( 1 , 2 , 3 ), em referência às manifestações do último 2 de outubro . O conteúdo também circulou no Twitter ( 1 , 2 , 3 ) e no Instagram ( 1 , 2 , 3 ).

No entanto, uma busca reversa no Google pela imagem trouxe como resultado sugerido os termos “manifestação ele não 2018” . Usando essas palavras-chave para uma nova pesquisa, a mesma foto foi localizada em uma reportagem do portal G1 , de 29 de setembro de 2018, a respeito dos protestos do movimento “Ele Não” contra Jair Bolsonaro, quando era candidato à Presidência da República.

No site, a imagem é creditada à TV Globo e contém a seguinte legenda: “Protesto contra Bolsonaro ocupa a Cinelândia, no Centro do Rio” .

A AFP também cobriu essas manifestações no centro de Rio de Janeiro que surgiram de uma campanha nas redes sociais com a hashtag #EleNao. Uma foto feita do alto mostrando o Theatro Municipal com uma perspectiva inversa à da imagem viralizada trouxe os mesmos elementos, como o carro de som, um balão inflável roxo e os diversos guarda-sóis coloridos.
Montagem mostra comparações entre fotos
Comparação feita em 4 de outubro de 2021 entre a foto compartilhada no Facebook e a foto da AFP dos protestos do movimento %u201CEle Não%u201D no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 2018 ( . / ) (foto: Reprodução)

A reportagem da AFP nesse dia em 2018 relatou o “protesto multitudinário na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, que ocupou também as ruas próximas” .

Já em 2 de outubro de 2021, atos convocados por partidos e movimentos foram às ruas em pelo menos 100 cidades para exigir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, em manifestações que atrelavam o desemprego e a inflação ao governo do mandatário. 

Registros de imprensa na Praça da Cinelândia mostraram elementos diferentes da foto viralizada ( 1 , 2 , 3 ). 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)