(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Vídeo de Bolsonaro em aeroporto foi gravado em 2017 no Brasil, não em Nova York em 2021

Bolsonaro viajou a Nova York no último dia 19 de setembro para participar da Assembleia Geral da ONU


23/09/2021 20:40 - atualizado 23/09/2021 20:40


 

Captura de tela feita em 22 de setembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )
Captura de tela feita em 22 de setembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )
Um vídeo em que Jair Bolsonaro é recebido por uma multidão em um aeroporto foi compartilhado mais de 83 mil vezes em publicações que asseguram mostrar a chegada do mandatário brasileiro a Nova York, em 19 de setembro de 2021. Mas o registro foi feito em 8 de junho de 2017, em Natal, no Rio Grande do Norte, quando o então deputado federal dava os primeiros indícios de que concorreria à Presidência.


“Chegando no aeroporto de Nova York. A Globo disse que ele entrou no hotel pela porta dos fundos” , diz uma das publicações compartilhadas no Facebook ( 1 , 2 )  e no Twitter ( 1 , 2 ). O vídeo também foi compartilhado em postagens em espanhol e em inglês ( 1 ).

Bolsonaro viajou a Nova York no último dia 19 de setembro para participar da Assembleia Geral da ONU, onde fez o discurso de abertura, verificado pelo AFP Checamos. Sua presença na cidade gerou polêmica , uma vez que o mandatário é um dos poucos líderes mundiais ainda não vacinados contra a covid-19. 

As imagens compartilhadas nas redes não foram feitas, contudo, na chegada do presidente aos Estados Unidos.

Vídeo antigo


No vídeo, Bolsonaro é ovacionado ao deixar a área de desembarque de um aeroporto. Nenhuma pessoa é vista usando máscaras de proteção contra a covid-19 no local, e o áudio original foi sobreposto por uma música pop.

Uma busca no Google pelas palavras-chave “Bolsonaro” , “ovacionado” e “aeroporto” mostra que o presidente publicou no Twitter em 8 de junho de 2017 um vídeo com muitos dos mesmos elementos vistos na gravação viralizada. 

Na legenda, Bolsonaro informou que o registro foi feito no aeroporto de Natal, no Rio Grande do Norte.

Em ambas as gravações, é possível identificar o mesmo cartaz, o mesmo balão e a mesma bandeira do Brasil pendurada em uma escada rolante, como demonstrado abaixo:
Comparação feita em 22 de setembro de 2021 entre o vídeo publicado por Bolsonaro no Twitter e vídeo compartilhado no Facebook ( . / )
Comparação feita em 22 de setembro de 2021 entre o vídeo publicado por Bolsonaro no Twitter e vídeo compartilhado no Facebook ( . / )

Uma segunda busca, desta vez especificamente por registros da chegada de Bolsonaro a Natal, leva a uma versão um pouco mais longa do vídeo viralizado, publicado no YouTube em 8 de junho de 2017, com a legenda: “BOLSONARO - A recepção de Seleção no Aeroporto de Natal RN 06/2017”.

Na gravação original, sem a música pop, é possível ouvir claramente que a multidão entoava “1, 2, 3, 4, 5, mil, queremos Bolsonaro presidente do Brasil”.

Outro elemento permite confirmar a localização do vídeo. Nos primeiros segundos da gravação, é possível ver a fachada de uma loja chamada Serra Dourada . Este é o nome de uma das locadoras de veículos localizadas dentro da área de desembarque doméstico do aeroporto de Natal, como detalhado em seu site .

Bolsonaro foi ao Rio Grande do Norte em junho de 2017 para participar de um evento promovido pela União Nordestina dos Plantadores de Cana-de-Açúcar. Apesar de ainda não ter confirmado oficialmente sua candidatura ao Palácio do Planalto, o então deputado federal já havia declarado , na época, seu interesse em concorrer.

Em maio de 2021, o vídeo antigo circulou com outra alegação falsa, que foi verificada pela AFP.  

Conteúdo semelhante foi verificado pela Agência Lupa , pelo Boatos.org e pelo Estadão Verifica


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)