(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Vídeo de Rui Costa, Jaques Wagner e Otto Alencar dançando forró é anterior à pandemia

Imagens começaram a circular em redes sociais depois que o governador da Bahia proibiu os festejos de São João para coibir a proliferação do coronavírus


18/06/2021 15:43 - atualizado 21/06/2021 08:36

Um vídeo em que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), o ex-governador do estado Jaques Wagner (PT) e o senador Otto Alencar (PSD) são vistos dançando em uma festa, sem usar máscaras de proteção contra a covid-19 ou respeitar o distanciamento social, foi visualizado mais de 9 mil vezes em redes sociais desde o último dia 15 de junho.

Segundo as publicações, as imagens foram feitas “no final de semana”. Isso é falso: o vídeo foi gravado em maio de 2018, mais de um ano antes da identificação do novo coronavírus.
“A TURMA DO FIQUE EM CASA E DA CPI DA CLOROQUINA TODOS SEM MASCARAS NO FORRÓ NO FINAL DE SEMANA NA BAHIA”, diz o texto que acompanha a gravação no Facebook (1, 2, 3), Twitter (1, 2, 3) e Instagram.

O conteúdo começou a circular após o governador da Bahia, Rui Costa, proibir os festejos de São João, tradicionalmente realizados no mês de junho, para conter a propagação do novo coronavírus. Medidas restritivas do tipo têm sido criticadas pelo presidente Jair Bolsonaro, que diz defender o “direito de ir e vir”.

“Enquanto obriga cidadãos ficarem em casa. Rui Costa e Othon Alencar se acabando no forró pé de serra dos BONS!”, escreveu um usuário em uma das postagens. 

O vídeo compartilhado nas redes não é, contudo, atual.

Uma busca no Google pelas palavras-chave “Otto Alencar” e “forró” mostra que as mesmas imagens já haviam sido publicadas em 26 de maio de 2018 pela conta do Jornal Grande Bahia no YouTube.

Na descrição, o veículo informa que o vídeo havia sido feito “cerca de 15 dias antes” no município baiano de Irecê.

Uma segunda busca, desta vez por registros da passagem dos políticos por Irecê, mostra que o vídeo foi publicado no YouTube em 16 de maio de 2018 com a descrição: “Rui Costa governador da Bahia cantando forró em Irecê”
Captura de tela feita em 17 de junho de 2021 de uma publicação no Twitter
Captura de tela feita em 17 de junho de 2021 de uma publicação no Twitter

Após a viralização do conteúdo, o portal Bahia contra o Fake, do governo do estado, publicou uma nota afirmando ser “completamente falsa a informação que o governador Rui Costa dançou forró e aglomerou em plena pandemia”.

“Um vídeo gravado em maio de 2018, portanto antes da Covid-19, mostra Rui Costa dançando ao lado do senador Otto Alencar e de outras lideranças políticas e moradores da região. O vídeo foi retirado do contexto e está sendo compartilhado em grupos de WhatsApp e redes sociais como se fosse atual”, detalhou.

Em maio de 2018, quando o vídeo foi gravado, o novo coronavírus sequer havia sido identificado, o que aconteceu no final de 2019. O primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado em 26 de fevereiro de 2020, quase dois anos depois do vídeo ter sido feito.

Conteúdo semelhante a este foi checado por Agência Lupa e Fato ou Fake.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)