(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Capa do Washington Post destacando motociata com participação de Bolsonaro é uma montagem

As publicações se referem ao passeio de moto realizado por Bolsonaro e seus apoiadores no dia 12 de junho de 2021, em São Paulo


15/06/2021 20:46 - atualizado 15/06/2021 20:46


 

Captura de tela feita em 14 de junho de 2021 de uma publicação no Twitter
Captura de tela feita em 14 de junho de 2021 de uma publicação no Twitter
Publicações com a imagem de uma suposta capa do jornal Washington Post circulam desde o último 13 de junho nas redes sociais, com mais de 1.200 compartilhamentos. Nela, é destacado o passeio de moto realizado pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores no dia 12 de junho. A imagem, porém, corresponde a uma montagem feita a partir de uma edição publicada pelo jornal norte-americano em 6 de agosto de 2013.


"Bolsonaro leads the biggest motorcycle tour on the planet" (Bolsonaro lidera o maior passeio de moto do planeta, em tradução livre do inglês), diz a suposta manchete do jornal vista na imagem, compartilhada no Facebook (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2). "Chorem petistas, jornalixos, artistas ex-mamateiros da Rouanet e esquerdopatas em geral...", afirma uma das legendas das publicações.

As publicações se referem ao passeio de moto realizado por Bolsonaro e seus apoiadores no dia 12 de junho de 2021, em São Paulo.

A capa viralizada, no entanto, não se encontra entre os registros do jornal e se trata de uma montagem feita a partir de uma edição do periódico publicada no dia 6 de agosto de 2013. A data pode ser vista, inclusive, nas próprias imagens que circulam nas redes sociais.

Através de uma busca no Google com as palavras-chave "motociata bolsonaro são paulo", o AFP Checamos encontrou a imagem dos motociclistas, utilizada na montagem, em uma matéria publicada pelo site Poder360. Por meio do nome identificado nos créditos, Alan Santos, foi possível encontrá-la no repositório de imagens do Palácio do Planalto.

Ao lado esquerdo da suposta manchete sobre Bolsonaro, é possível ver uma reportagem sobre o fundador da Amazon: "Jeff Bezos: Chief executive is noted for patience" (Jeff Bezos: diretor executivo é conhecido pela paciência). O texto foi publicado no site do jornal em 5 de agosto de 2013
Captura de tela feita em 14 de junho de 2021 de uma publicação no Twitter
Captura de tela feita em 14 de junho de 2021 de uma publicação no Twitter

Reportagem do Washington Post?


O jornal americano publicou, no dia 12 de junho, as seguintes reportagens sobre o passeio de moto realizado pelo presidente: "Bolsonaro fined for flouting mask order at motorcycle rally" (Bolsonaro multado por desrespeitar regras de uso de máscaras em passeio de motocicletas) e "The Latest: Brazil president fined for not wearing mask" (O mais recente: Presidente do Brasil é multado por não usar máscara).

Nas matérias, o jornal destaca o descumprimento das regras sanitárias por parte do presidente e de seus apoiadores. Por conta do desrespeito à regra estadual que obriga o uso de máscaras em locais públicos, vigente desde maio de 2020, Bolsonaro recebeu uma autuação no valor de R$ 552,71. As reportagens, no entanto, não fazem menção ao tamanho da manifestação, nem ao fato de se tratar do "maior passeio de moto do planeta", como alegam as postagens.

Maior do mundo?


De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), estima-se que o ato do último sábado contou com cerca de 12 mil motos. No entanto, não foram encontrados registros que comprovem que a manifestação foi a maior do mundo.

Entre os recordes registrados pelo Guinness World Records, há apenas passeatas classificadas pelos tipos específicos de motos, como a maior parada de motos Harley Davidson, o maior evento de motos militares ou maior de motos automáticas.

O AFP Checamos verificou outros conteúdos relacionados à motociata promovida por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em junho de 2021.

Conteúdo semelhante a este também foi checado pela Agência Lupa e pelo Boatos.org.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)