(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Foto de 1º de maio viraliza associada ao protesto de 15 de maio

Imagem teve milhares de compartilhamentos no Facebook


19/05/2021 18:11 - atualizado 19/05/2021 18:45

Captura de tela feita em 19 de maio de 2021 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 19 de maio de 2021 de uma publicação no Facebook
A imagem de uma manifestação em frente ao Congresso Nacional, no Distrito Federal, de uma multidão vestindo as cores verde e amarelo viralizou nas redes sociais desde o dia 15 de maio com a afirmação de que se tratava de um ato ocorrido naquela data.

Mas a fotografia foi tirada, na verdade, em um protesto realizado em 1º de maio, cujo lema era a frase “Autorizo Bolsonaro”, em referência à frase do presidente que disse aguardar um sinal do povo para tomar providências contra as medidas restritivas na pandemia.


“Brasília hoje 15 de maio 2021”
, indicam as legendas das postagens com milhares de compartilhamentos no Facebook (1, 2) e que também circulou em outras redes, como o Instagram e o Twitter.


Nos comentários, uma usuária que publicou a fotografia escreveu “Agricultores caminhoneiros gente que produz #FechadosComBolsonaroAte2026”, em alusão ao ato que ocorreu no dia 15 de maio de 2021 em várias cidades e no qual “cristãos e ruralistas” se uniram em apoio do presidente na chamada “Marcha da Família Cristã pela Liberdade”.


Mas essa imagem que viralizou nas redes não é dessa manifestação.

Ato de 1º de maio: #EuAutorizoPresidente

Uma busca reversa pela foto viral no Google mostrou como resultado as redes sociais do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente.

A imagem, encontrada em suas contas no Facebook (1, 2) e no Instagram, datava de 1º de maio de 2021, não do último dia 15.


Na legenda, o deputado federal escreveu: “Muito bom sentir essa energia e reabastecer as baterias para essa briga diária. Em maior ou menor grau todos sofremos com censuras, preconceitos, bloqueios em redes sociais e perseguições, mas desistir não é uma opção. Estamos juntos! #EuAutorizoPresidente”.


Uma pesquisa por vídeos feitos no mesmo dia 1º de maio na página de Eduardo Bolsonaro no Facebook levou a esta gravação, na qual é possível observar elementos idênticos aos vistos na foto viralizada e atribuída ao protesto de 15 de maio.


Na foto publicada por Eduardo Bolsonaro é possível ler a frase exibida em um dos cartazes levados ao ato: “Presidente Bolsonaro o povo clama pelo resgate das liberdades do artigo 5º [da Constituição Federal]. Este artigo garante, entre outros direitos fundamentais, a liberdade de ir e vir.


Em 5 de maio de 2021, o presidente Jair Bolsonaro fez um discurso e abordou as manifestações ocorridas no Dia do Trabalhador: “Nas ruas, já se começa a pedir, por parte do governo, que ele baixe um decreto e se baixar um decreto, vai ser cumprido. [...] E o que constaria no corpo deste decreto? Constariam os incisos do artigo quinto da Constituição”.


E continuou: “Que que nós queremos do artigo quinto de mais importante? A liberdade de cultos. Queremos a liberdade para poder trabalhar, queremos o nosso direito de ir e vir. Ninguém pode contestar isso”.


Em 1º de maio de 2021, protestos realizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília tinham como um dos lemas a frase “Autorizo Bolsonaro”, que, em meados de abril, disse esperar “um sinal do povo” para “tomar medidas” contra as restrições adotadas por governos locais para combater a propagação da COVID-19.


No Distrito Federal, milhares de pessoas se concentraram na Esplanada dos Ministérios, que Bolsonaro sobrevoou em plena manifestação, enquanto Eduardo Bolsonaro estava entre os manifestantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)