(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Uma foto de tratores em protesto na Holanda em 2019 é atribuída a ato pró-Bolsonaro

Imagem já foi compartilhada mais de 30 mil vezes em redes sociais, mas a informação é falsa


17/05/2021 19:15 - atualizado 18/05/2021 09:12

Uma imagem de diversos tratores enfileirados em uma estrada viralizou com a alegação de que os veículos teriam participado de um ato a favor do presidente Jair Bolsonaro.

As postagens, compartilhadas mais de 34,2 mil vezes nas redes sociais desde o último dia 15 de maio, ironizam a forma como os apoiadores do presidente são chamados nas redes, “robôs”. Mas essa foto não foi tirada no Brasil: registrada na Holanda, ela mostra um protesto de agricultores em outubro de 2019.
“Éramos robôs!! Então tomem os transformes” e “BRASILIA HOJE! NÃO SÓ ROBÔS! AGORA TBM...OS TRANSFORMERS! SE CUIDEM, ESQUERDOPATAS!”, são algumas das legendas que acompanham as imagens no Facebook (1, 2, 3).

A mesma foto circulou no Twitter (1, 2), onde um usuário complementou: “BOLSONARO ATÉ 2084”.

Em 15 de maio de 2021, caminhões foram a Brasília para uma manifestação de apoio a Bolsonaro, em um momento em que o presidente enfrenta perda de popularidade e críticas por sua gestão da pandemia.

No dia do ato, a deputada federal Carla Zambelli (PSL) publicou em sua página no Facebook um vídeo de veículos no Distrito Federal com uma legenda semelhante à que foi vinculada à foto dos tratores: “Esplanada AGORA. Não éramos ‘robôs’? Então tomem os TRANSFORMERS. #Dia15VaiSerGIGANTE”.

Ainda em 2018, quando Bolsonaro era pré-candidato à Presidência, especialistas consideravam que a mobilização on-line em seu favor poderia ter sido aumentada por perfis falsos e robôs. Desde então, partidários do atual presidente e o próprio Bolsonaro começaram a ironizar esse “título”.

No caso das postagens viralizadas, os usuários assinalam que esses robôs teriam aumentado de tamanho e se tornado “transformers”, em referência à famosa franquia do cinema em que veículos ganham vida.

O contexto original


A foto dos tratores, contudo, não tem relação com os atos pró-Bolsonaro ou até mesmo com o Brasil.

Uma busca pela imagem na plataforma Yandex levou à fotografia sem corte. Clicando na opção da imagem em maior resolução foi possível identificar uma placa vista no canto direito com a palavra “De Wijk”, uma vila na província holandesa de Drenthe. Além disso, um dos tratores tem escrito “Nederland”, holandês para “Holanda”.
Captura de tela feita em 17 de maio de 2021 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 17 de maio de 2021 de uma publicação no Facebook

Uma segunda pesquisa pela fotografia, dessa vez na plataforma Bing, levou a uma matéria publicada pela BBC Índia em 2 de outubro de 2019 e intitulada: “Agricultores fazem uma ‘longa marcha’ de tratores, causando um engarrafamento de 1.100 km”. A foto que ilustra o texto é creditada  à European Pressphoto Agency (EPA). 

No site da EPA, de fato, está a imagem. Registrada por Vincent Jannink em 1º de outubro de 2019, a descrição indica: “Agricultores bloqueiam a rodovia A28 com seus tratores entre Hoogeveen e Meppel, na Holanda, em 1º de outubro de 2019. Os agricultores se juntaram em um protesto nacional em Haia. Os manifestantes acreditam que o setor agrícola tem muitos problemas sociais, desde a redução de fosfato e nitrogênio até a política climática e o bem-estar animal”.
Captura de tela feita em 17 de maio de 2021 da fotografia encontrada através da ferramenta Yandex
Captura de tela feita em 17 de maio de 2021 da fotografia encontrada através da ferramenta Yandex

A AFP também cobriu esse ato, que teve como estopim um relatório do governo holandês recomendando cortes drásticos na criação de gado para reduzir as emissões de gases.

Duas semanas depois houve outro protesto no país, também com a presença de tratores, contra as políticas climáticas do governo, fazendo com que os arredores do Parlamento fossem bloqueados por veículos do Exército.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)