(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NAÇÕES UNIDAS

EUA expulsa 12 diplomatas russos na ONU por 'espionagem'

Embaixador russo disse a decisão é "hostil" e provoca "profunda decepção"


28/02/2022 20:02 - atualizado 28/02/2022 21:16

Richard Mills, embaixador adjunto dos EUA nas Nações Unidas, disse que os diplomatas russos estavam realizando atividades que não correspondem ao cargo
Richard Mills, embaixador adjunto dos EUA nas Nações Unidas, disse que os diplomatas russos estavam realizando atividades que não correspondem ao cargo (foto: Michael M. Santiago / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

 

Doze membros da missão diplomática da Rússia na ONU receberam nesta segunda-feira (28) ordens para deixar os Estados Unidos até 7 de março. Eles foram descritos pela porta-voz da missão americana como "agentes de inteligência".


O embaixador da Rússia na organização, Vassily Nebenzia, disse a repórteres em uma coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova York que tinha acabado de ser informado sobre a expulsão.

 

 

 

Em um comunicado, a porta-voz da missão dos EUA na ONU confirmou a informação. "Estamos iniciando o processo de expulsão de 12 agentes de inteligência da missão russa que abusaram" de seu status diplomático nos Estados Unidos "envolvendo-se em atividades de espionagem contrárias à nossa segurança nacional", declarou.

 

Em reação, o embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoli Antonov, denunciou na noite desta segunda como "hostil" a decisão do governo americano. Ele fez um comunicado no Facebook, em que afirma que a medida causou "profunda decepção" e "rejeição absoluta" em Moscou.

"O governo dos Estados Unidos novamente violou suas obrigações de garantir condições normais para a operação de missões estrangeiras na ONU. Os diplomatas russos foram novamente golpeados", lamentou.

Leia mais: Invasão à Ucrânia: 'Pode ser o começo do fim de Putin'

"Os atos de Washington não buscam amenizar a situação no cenário internacional nem manter o nível necessário de relações bilaterais entre duas grandes potências que têm uma responsabilidade particular pela paz e segurança internacionais", acrescentou Antonov.

Anteriormente, o embaixador adjunto dos EUA nas Nações Unidas, Richard Mills, disse em uma reunião do Conselho de Segurança sobre o conflito na Ucrânia que a expulsão desses diplomatas se devia a "atividades que não correspondem" à sua posição.

Mills pediu ao embaixador russo que se concentrasse no objetivo da reunião, que era abordar as consequências humanitárias da invasão russa.

A missão russa na ONU conta com cerca de 100 pessoas, de acordo com uma fonte diplomática russa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)