(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas USINAS

Exército russo está perto da maior central nuclear ativa da Ucrânia

Agência Internacional de Energia Atômica monitora situação em tempo real; reunião foi convocada para discutir os riscos


28/02/2022 19:56 - atualizado 28/02/2022 20:53

Chernobyl foi um dos primeiros locais tomado pela Rússia após a invasão na Ucrânia
Chernobyl foi um dos primeiros locais tomado pela Rússia após a invasão na Ucrânia (foto: Sergei Supinsky / AFP)

 

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que o exército russo está perto da Usina Nuclear de Zaporizhia, maior unidade do país.

 

Segundo a entidade, vinculada à ONU, os seis reatores da central de Zaporizhia estão seguros neste momento.  A situação está sendo atualizada com regularidade pelas autoridades ucranianas. 

 

 


As tropas russas "operam perto da central, mas não tomaram a mesma", ressaltou a AIEA, cujo diretor geral, Rafael Grossi, voltou a alertar para "qualquer ação que possa ameaçar a segurança" das instalações nucleares daquele país.

 

Uma reunião do Conselho de Governadores foi convocada para a próxima quarta-feira em Viena, sede da AIEA, para discutir os "riscos reais" representados pelo conflito. 

Usinas 

A Ucrânia tem quatro centrais nucleares ativas, que fornecem cerca da metade da eletricidade consumida pelo país, e vários depósitos de resíduos radioativos, como o de Chernobyl, onde ocorreu a pior catástrofe nuclear da História, em 1986.


"Um acidente poderia ter consequências graves na saúde pública e no meio ambiente", advertiu Grossi, sublinhando a importância de que as equipes mobilizadas continuem trabalhando normalmente e "possam descansar".

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)