(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SANÇÕES

Shell, Equinor e BP: gigantes do petróleo anunciam sua saída da Rússia

Decisões foram motivadas pela invasão da Ucrânia. Saída vai provocar a suspensão de investimentos, projetos em execução, parcerias e a venda de participações


28/02/2022 17:48

Barris de petróleo
(foto: Arun SANKAR / AFP)
Três gigantes do petróleo – Shell, Equinor e BP – comunicaram que estão deixando de atuar na Rússia devido à invasão da Ucrânia.

Leia também: 5º dia de invasão russa à Ucrânia: comitiva de negociação e ameaça nuclear


A anglo-holandesa Shell anunciou nesta segunda-feira (28/2) que está se separando de suas participações em vários projetos conjuntos com o grupo russo Gazprom.

"Nossa decisão de sair foi tomada com convicção", disse o CEO da Shell, Ben van Beurden, em comunicado à Bolsa de Valores de Londres, que especifica que as partes envolvidas valiam 3 bilhões de dólares no final de 2021, especialmente no que diz respeito à participação da empresa no projeto de gás Sakhaline-2, no extremo oriente russo.

A estatal norueguesa Equinor, também anunciou hoje (28/2) a suspensão de novos investimentos na Rússia, além de iniciar o processo de saída das joint-ventures que mantém com companhias de energia russas. A Equinor está Rússia há mais de 30 anos e tem acordo de cooperação com a Rosneft (estatal russa de petróleo) desde 2012, mas sem participação na companhia russa.

Ontem (27/2), a britânica BP, a gigante do setor que tem a maior atuação na Rússia, anunciou que vai se desfazer de sua participação na Rosneft. Vale ressaltar que o Reino Unido, assim como a Noruega, integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)