(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

EUA amplia vida útil da vacina da Johnson & Johnson contra a COVID-19

Brasil receberá vacinas da Janssen e terá poucos dias para armazenar e distribuir o imunizante até a data de vencimento, em 27 de junho


10/06/2021 16:45 - atualizado 10/06/2021 17:19

Agência americana autorizou ampliação da vida útil da vacina de três para quatro meses e meio(foto: Frederic J. BROWN / AFP)
Agência americana autorizou ampliação da vida útil da vacina de três para quatro meses e meio (foto: Frederic J. BROWN / AFP)
O laboratório norte-americano Johnson & Johnson anunciou nesta quinta-feira (10) que a Food and Drug Administration (FDA), agência que regulamenta alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, autorizou uma ampliação da vida útil de sua vacina contra a COVID-19 de três para quatro meses e meio.

A notícia chega quando milhões de vacinas de dose única, armazenadas em geladeiras, correm o risco de expirar e serem descartadas.

Leia maisBrasil receberá vacinas da Janssen com vencimento em 27 de junho

"A decisão é baseada em dados dos estudos de avaliação de estabilidade que estão sendo realizados", disse a empresa em um comunicado.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, 21 milhões de doses da vacina foram distribuídas nos Estados Unidos, mas apenas 11 milhões foram administradas.

O governador de Ohio, Mike DeWine, alertou esta semana que 200 mil doses em seu estado irão expirar em 23 de junho.

Embora não seja tão eficaz na prevenção da COVID-19 sintomática quanto as vacinas de RNA mensageiro desenvolvidas pela Pfizer e Moderna, o imunizante da J&J, com base na tecnologia do vetor de adenovírus, demonstrou ser 85% eficaz na prevenção de formas graves da doença em um estudo importante.

Esse número subiu para 100% vinte e oito dias após a injeção.

O fato de que a vacina exigia apenas uma dose foi um ponto-chave de venda para atingir populações difíceis de alcançar.

No entanto, a aceitação caiu drasticamente depois que as autoridades dos EUA suspenderam o medicamento por 10 dias em abril por razões de segurança.

As autoridades acreditam que a vacina J&J carrega um risco aumentado de desenvolver um tipo raro, mas sério de coagulação sanguínea que ocorre principalmente em mulheres entre 18 e 49 anos.

A condição, caracterizada por um baixo nível de plaquetas, é chamada de trombocitopenia trombótica imunológica induzida por vacina (TVI).

Os Estados Unidos agora têm um estoque significativo de sobras de doses, destacando a crescente disparidade de vacinas entre as nações ricas e pobres.

O presidente Joe Biden, buscando reconquistar a liderança global na pandemia, anunciou na quarta-feira que os Estados Unidos vão comprar e doar 500 milhões de doses da vacina da Pfizer para o resto do mundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)