(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LOGÍSTICA

Vacina da Pfizer pode ficar no refrigerador por um mês, diz União Europeia

Extensão do período de manutenção dos frascos em refrigeradores comuns deve impulsionar aplicação do imunizante na Europa


17/05/2021 14:29 - atualizado 17/05/2021 15:59

(foto: AFP / Michele Spatari)
(foto: AFP / Michele Spatari)
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) aprovou nesta segunda-feira (17/5) que a vacina da Pfizer pode ser conservada no refrigerador por até um mês, uma medida que deve impulsionar sua aplicação na União Europeia (UE).

O período de armazenamento sob refrigeração dos frascos fechados da vacina são, desta forma, estendidos em relação aos cinco dias iniciais, acrescentou o regulador europeu.

"Esta mudança amplia o período de armazenamento aprovado do frasco descongelado a 2º-8ºC de cinco dias a um mês (31 dias)", explicou a agência europeia com sede em Amsterdã.

"Espera-se que o aumento da flexibilidade no armazenamento e na manipulação da vacina tenha um impacto significativo no planejamento e na logística" da vacinação, acrescentou.

Em março, a EMA informou que os frascos podiam ser armazenados em congeladores normais antes de permitir sua conservação em frigoríficos por curtos períodos de tempo.

O laboratório alemão BioNTech, que desenvolveu a vacina com o americano Pfizer, assegurou que a mudança se baseia em novos dados de estudos que confirmam a "qualidade" do produto durante "31 dias".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)