(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA vão enviar 80 milhões de doses para outros países

Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (17) o envio de 20 milhões de doses adicionais, que se somam às 60 milhões de doses da AstraZeneca já prometidas


17/05/2021 14:35 - atualizado 17/05/2021 15:53

Joe Biden anunciou o enviou das doses extras aos outros países(foto: AFP / Nicholas Kamm)
Joe Biden anunciou o enviou das doses extras aos outros países (foto: AFP / Nicholas Kamm)
Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas anticovid a outros países, elevando o total destinado ao exterior para cerca de 80 milhões de doses, anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira (17/5).

"Os Estados Unidos enviarão 20 milhões de doses autorizadas para uso nos Estados Unidos até o final de junho para ajudar os países a lutar contra a pandemia", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.

A funcionária antecipou que o presidente Joe Biden comunicaria formalmente a medida em um discurso transmitido pela TV na tarde desta segunda-feira.

O anúncio acontece enquanto aumenta a pressão sobre o governo Biden para usar seu grande excedente de imunizantes para ajudar outros países, já que a campanha de imunização nos Estados Unidos conseguiu um avanço significativo.

Psaki declinou fazer comentários sobre quais países seriam os receptores prioritários dos envios, mas Biden destacou que Washington fará tudo o possível para ajudar a Índia a enfrentar o recrudescimento da pandemia.

As primeiras 60 milhões de doses serão todas da AstraZeneca, uma vez que a vacina obtenha a aprovação das autoridades americanas. A vacina desenvolvida pela farmacêutica anglo-sueca ainda não é usada nos Estados Unidos e parece cada vez mais improvável que seja necessária.

Psaki não especificou a qual vacina corresponderiam as 20 milhões de doses adicionais e só declarou que seriam "outras doses de vacinas aprovadas".

A porta-voz disse que a cifra de 80 milhões multiplica por cinco "a maior quantidade de doses doada por qualquer país do mundo".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)