(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Saída

Após perder maioria parlamentar, Giuseppe Conte renunciará na Itália

Primeiro-ministro italiano vai formalizar o pedido nesta terça-feira (26/01)


25/01/2021 16:20 - atualizado 25/01/2021 16:44

Conte tentou negociar o apoio de outras legendas para manter sua coalizão, mas não teve sucesso(foto: Reprodução/Instagram @giuseppeconte_ufficiale)
Conte tentou negociar o apoio de outras legendas para manter sua coalizão, mas não teve sucesso (foto: Reprodução/Instagram @giuseppeconte_ufficiale)
O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, convocou para esta terça-feira, 26 uma reunião com o gabinete em que formalizará a renúncia ao cargo, em meio à crise política que custou a maioria parlamentar da coalizão governista. A decisão forçará o presidente Sergio Mattarella a tentar costurar uma nova aliança de governo ou marcar eleições antecipadas.

O premiê viu sua coalizão desmoronar depois que o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi decidiu retirar o partido Italia Viva do governo por divergências quanto à alocação de recursos mobilizados pelo fundo de recuperação da União Europeia. Desde então, Conte tentou negociar o apoio de outras legendas, mas não teve sucesso.

Na semana passada, Senado e Câmara aprovaram voto de confiança a líder. No entanto, com capital político reduzido, Conte enfrentou pertinente pressão por deixar o cargo e tentar formar um novo gabinete. O primeiro-ministro, agora, espera conseguir arregimentar novas parcerias para evitar um pleito.

Em 2019, Conte, do Partido Movimento 5 Estrelas, tomou decisão semelhante, mas conseguiu permanecer no cargo ao formar uma coalizão com a sigla de Renzi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)