(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ROMA

Itália: Lombardia fica confinada por erro durante uma semana


23/01/2021 13:59

A região da Lombardia, o coração econômico do norte da Itália, foi confinada por engano e classificada como "zona vermelha" por uma semana, devido a estatísticas regionais erradas.

Os números foram corrigidos por meio de um decreto neste sábado (23).

As regiões da Itália estão atualmente divididas em três tipos de zonas (amarela, laranja e vermelha), segundo a gravidade do quadro epidemiológico local. A cada semana, a situação é reexaminada por um comitê científico.

Classificada como "zona vermelha" por um decreto anterior há uma semana, a região da Lombardia estará na "zona laranja" a partir da próxima semana, como prevê um novo decreto assinado hoje pelo Ministério da Saúde.

O decreto especifica que o governo levou em consideração "cifras revisadas" sobre o número de pessoas ainda positivas fornecidas retroativamente pela Lombardia em 20 de janeiro, depois validadas na sexta-feira.

O caso causou um confronto verbal entre a região e o governo na sexta-feira, que trocam acusações pelo erro.

No domingo, a Sardenha passa do vermelho para o laranja, categoria que permite movimentos não autorizados nas comunas e diz respeito a um total de 14 regiões italianas.

A Sicília (sul) e a província autônoma de Bolzano (norte) continuam classificadas em "vermelho", o nível de risco mais alto, o que obriga a população a permanecer em casa, exceto por motivos de trabalho, ou saúde. Aqui, apenas as lojas de produtos essenciais podem abrir as portas.

Cinco regiões menos afetadas e de nível amarelo, como a Toscana, já reabriram museus.

Na Itália, mais de 84.000 mortes foram registradas desde o início da pandemia, com 2,4 milhões de casos positivos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)