(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORRIDA À CASA BRANCA

Eleições nos EUA: resultado da Pensilvânia pode ser conhecido nesta quinta

Encarregada do governo local afirmou que poderá ter uma 'grande maioria de votos contabilizada hoje'


05/11/2020 17:01 - atualizado 05/11/2020 18:09

Grande parte dos votos da Pensilvânia poderá ser apurado nesta quinta-feira (5)(foto: AFP)
Grande parte dos votos da Pensilvânia poderá ser apurado nesta quinta-feira (5) (foto: AFP)
O resultado da eleição presidencial nos Estados Unidos no estado da Pensilvânia, que pode ser chave para aumentar a vantagem do candidato democrata rumo à Casa Branca, poderá ser conhecido ainda nesta quinta-feira (5), anunciou uma encarregada do governo local à emissora CNN.


"Acho que definitivamente poderia" se saber o resultado nesta quinta, disse Kathy Boockvar, secretária do estado, encarregada, entre outras coisas, do trabalho eleitoral.


"Estivemos dizendo que teríamos a grande maioria dos votos apurados até amanhã, mas parece que poderíamos ter uma grande maioria contabilizada hoje", afirmou.


A Pensilvânia é um dos cinco estados onde ainda não se conhece o vencedor e seus 20 votos no Colégio Eleitoral poderia dar ou a vitória ou uma grande vantagem a Biden, que tem entre 253 e 264 votos nesta instância (a depender da contabilização ou não dos votos do Arizona), contra 214 para Trump.


O número mágico para se chegar à Presidência é de 270 votos no Colégio Eleitoral, razão pela qual o candidato democrata pode alcançar este número se vencer na Pensilvânia, que é seu estado natal.


Se Trump vencer, ao contrário, suas chances de se reeleger aumentariam, mas não seria o bastante para se proclamar vencedor.


No começo da tarde, 92% dos votos tinham sido contabilizados neste estado industrial de uma região conhecida como Cinturão da Ferrugem, devido às zonas operárias desindustrializadas e economicamente deprimidas.


Trump mantém a dianteira na Pensilvânia, mas sua vantagem com relação ao adversário diminui à medida que as horas avançam.

(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)

Acompanhe a apuração nos EUA

Como funciona o Colégio Eleitoral?

Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.

Sistema eleitoral complexo é desafio

Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.

Planos de governo de Trump e Biden

Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.

O que muda para o Brasil?

Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)