Joe Biden está na vantagem, até o momento, na apuração de votos nas eleições dos Estados Unidos (foto: Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
O candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, Joe Biden, usou o Twitter na tarde desta quinta-feira (5) para pedir paciência aos norte-americanos durante a apuração de votos. Biden, que lidera a contagem de delegados até o momento, diz que “se sente bem onde está”.
No Twitter, Biden tem adotado um tom bem mais ameno do que Donald Trump, candidato à reeleição pelos republicanos. O representante democrata disse que a apuração está sendo feita e pediu paciência.
“Sejam pacientes, pessoal. Os votos estão sendo contados e nos sentimos bem onde estamos”, disse Biden.
Be patient, folks. Votes are being counted, and we feel good about where we are.
De acordo com a CNN e Agence France-Presse, Joe Biden tem 253 delegados a favor até o momento, contra 214 de Donald Trump. Já para a Associated Press e Fox News, Biden tem 264 delegados. Isso porque os veículos consideram que o candidato democrata venceu no Arizona, que possui 11 delegados.
Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.
Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.
O que muda para o Brasil?
Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.