Publicidade

Estado de Minas CORRIDA À CASA BRANCA

Eleições nos EUA: ação judicial da campanha de Trump na Geórgia é rejeitada

Presidente dos Estados Unidos judicializou pleito em vários estados norte-americanos


05/11/2020 14:05 - atualizado 05/11/2020 15:44

(foto: MANDEL NGAN / AFP)
(foto: MANDEL NGAN / AFP)
Um juiz do estado americano da Geórgia rejeitou uma ação do Partido Republicano estadual e da campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pedia para que a Justiça garantisse que o condado de Cathan siga as regras de apuração de votos por correio. O magistrado não forneceu explicação para a decisão.

O processo levantou preocupações sobre 53 cédulas que os observadores disseram não fazer parte de um lote original de cédulas. Os funcionários eleitorais do condado testemunharam que todas as 53 cédulas foram recebidas dentro do prazo.

(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)

Acompanhe a apuração nos EUA

Como funciona o Colégio Eleitoral?

Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.

Sistema eleitoral complexo é desafio

Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.

Planos de governo de Trump e Biden

Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.

O que muda para o Brasil?

Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade