Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES NOS EUA

Trump contesta resultado parcial das eleições americanas: 'Estava liderando em muitos estados-chave'

Atual presidente dos Estados Unidos diz que territórios em que estava vencendo 'começaram a desaparecer enquanto cédulas surpresa eram contadas'


04/11/2020 12:39 - atualizado 04/11/2020 12:53

Trump voltou a contestar processo eleitoral americano ao falar do resultado parcial(foto: MANDEL NGAN / AFP)
Trump voltou a contestar processo eleitoral americano ao falar do resultado parcial (foto: MANDEL NGAN / AFP)
O presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição Donald Trump, voltou a contestar o resultado parcial do pleito americano nesta quarta-feira (4). Depois de acusar o Partido Democrata de estar “roubando”, Trump disse que estava vencendo em muitos estados-chave, mas que seu domínio foi desaparecendo 'magicamente' à medida em que 'cédulas surpresa eram contadas'.

Trump não fez menção sobre votos antecipados e votos via correio. O presidente dos Estados Unidos sinalizou, mais uma vez, que estava vencendo, assim como no discurso desta madrugada. Assim como na mensagem na qual acusou os democratas de 'roubo', a fala do republicano no Twitter foi marcada pela rede social como 'potencialmente enganoso', uma vez que o atual líder da Casa Branca não apresentou provas.

"Ontem à noite eu estava liderando, muitas vezes de forma sólida, em muitos estados-chave, em quase todas as instâncias governadas e controladas por democratas. Uma por uma, elas começaram a desaparecer magicamente enquanto as cédulas surpresa eram contadas", afirmou Trump.



Até o momento, Joe Biden, que representa os democratas, lidera com 238 delegados, contra 213 de Donald Trump.

(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)

Acompanhe a apuração nos EUA

Como funciona o Colégio Eleitoral?

Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.

Sistema eleitoral complexo é desafio

Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.

Planos de governo de Trump e Biden

Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.

O que muda para o Brasil?

Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade