(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OUTUBRO ROSA

Hospital Alberto Cavalcanti encerra o Outubro Rosa promovendo a autoestima

As pacientes participaram de um Café Rosa: café da manhã com atividades voltadas para a autoestima, além de distribuição de brindes e informação


31/10/2023 04:00 - atualizado 31/10/2023 05:30
432

Ação de encerramento da campanha de Outubro Rosa no Hospital Alberto Cavalcanti
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, 70% das mulheres diagnosticadas com câncer lidam com o abandono do parceiro durante o tratamento (foto: HAC/Reprodução)
O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), referência estadual no tratamento contra o câncer, encerrou sua campanha de Outubro Rosa nessa segunda-feira (30/10) com uma manhã voltada para a autoestima das pacientes e com muita informação. As mulheres que estão em tratamento para câncer de mama na unidade do Complexo de Especialidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) participaram de oficinas ao som de apresentações musicais.

Além de oficinas de maquiagem, corte de cabelo e limpeza de pele, as pacientes participaram do Café Rosa, um café da manhã com distribuição de brindes, bingo e roda de conversa com a mastologista do HAC Luciana Azevedo. De acordo com ela, a iniciativa “foi um sucesso”. A médica conta que a adesão entre mulheres é grande. “Elas adoram, participam de tudo”, disse, a respeito das oficinas. Quanto à roda de conversa, Luciana relata que “elas (mulheres) tiraram muitas dúvidas”. 
A mastologista explica o motivo de a campanha ser voltada para a autoestima e o autocuidado. Com o tratamento oncológico, algumas mulheres costumam apresentar falta de autoestima, e as oficinas voltadas para o cuidado com o tratamento são “uma forma de acolhimento da mulher”, conta Luciana. "É uma forma de mostrar que ela tem vaidade ainda, a vida continua. É possível ter uma recuperação com a autoestima elevada."

As mulheres também puderam contar sobre suas experiências com o abandono e receber acolhimento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, 70% das mulheres diagnosticadas com câncer lidam com o abandono do parceiro durante o tratamento. Na roda de conversa, Luciana diz que uma das perguntas foi: “Quantas mulheres aqui já se sentiram sozinhas no tratamento do câncer de mama?”. Conforme a médica, a situação é recorrente e atinge “principalmente as pacientes mais jovens”. 

Neste ano, do mês de janeiro até setembro, o Hospital Alberto Cavalcanti realizou mais de 8 mil consultas oncológicas em mulheres e mais de 3 mil atendimentos especializados em mastologia e ginecologia. Além disso, foram feitas quase 300 cirurgias oncológicas e outras 210 em ginecologia e mastologia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)