(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GRANDE BH

Barragem em Nova Lima: nível de emergência é reduzido, mas alerta permanece

Devido a uma determinação das Defesas Civis Municipal e Estadual, moradores da região não foram autorizados a voltar para casa


10/10/2023 15:02 - atualizado 10/10/2023 15:02
432

Barragem fica em Nova Lima, na Grande BH
Barragem fica em Nova Lima, na Grande BH (foto: Divulgação/Vale)
A barragem B3/B4, localizada na "Mina Mar Azul" da mineradora Vale, em Nova Lima, na Grande BH, teve o seu nível de emergência reduzido pela Agência Nacional de Mineração (ANM) de 2 para 1 na noite dessa segunda-feira (9/10). Mesmo assim, moradores que foram evacuados da região seguem impedidos de retornar às suas casas.

A redução do nível de emergência ocorreu devido ao avanço do processo de descaracterização, com a remoção de cerca de 85% do conteúdo do reservatório, melhorando a estabilidade da estrutura. 
 
Mesmo assim, devido a uma determinação das Defesas Civis Municipal e Estadual, após reunião junto à ANM, ficou definido que moradores que residem na área pertencente à Zona de Autossalvamento (ZAS) da estrutura devem seguir fora de suas residências, deixando o local totalmente evacuado. 

Segundo a Vale, os trabalhos de remoção de rejeitos estão sendo feitos por equipamentos operados de forma remota, não colocando nenhum trabalhador em risco. A previsão de conclusão do processo de descaracterização da barragem é 2025.
 
Em nota, a mineradora explicou que os trabalhos fazem parte de um projeto da empresa para desativar diversas barragens no estado. “A barragem B3/B4 é uma das 18 barragens a montante que ainda serão eliminadas pela Vale e faz parte do Programa de Descaracterização da empresa. Desde 2019, das 30 estruturas previstas, 12 (nove em Minas Gerais e três no Pará) já foram eliminadas, o que equivale a 40% do total. A previsão da empresa é concluir a eliminação da 13ª estrutura ainda neste mês.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)