(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ORIENTE MÉDIO

Mineiros têm viagem interrompida em Dubai por causa de ataques em Israel

Casal de Uberlândia fica 'retido' em Dubai, com uma mistura de alívio, frustração e apreensão, sem saber como será a volta ao Brasil


08/10/2023 19:23 - atualizado 08/10/2023 20:00
432

Foto mostra casal
Casal Vanderlei Santana e Ana Carolina Rodrigues, retido em Dubai por causa de conflito em Israel (foto: Arquivo pessoal)
Aliviados, frustrados e apreensivos. Esta é a mistura de sentimentos dos brasileiros que embarcaram rumo a Jerusalém, à Jordânia e a outros pontos turísticos do Oriente Médio e tiveram as viagens interrompidas sem conseguir chegar ao destino final, por causa da série de ataques do grupo islâmico Hamas contra Israel, no sábado (7/10).

Até a noite deste domingo (8/10), mais de mil pessoas morreram no conflito em Israel e na Palestina, segundo fontes oficiais. 

Alívio por ter escapado dos ataques; frustração por não ter realizado a viagem dos sonhos; e apreensão por não saber como (e quando) será a volta para casa. Esta é a situação enfrentada pelo empresário Vanderlei Prada de Santana, mineiro de Uberlândia, que viajou rumo a Israel e outros pontos turísticos do Oriente Médio, com a companheira, a médica Ana Carolina Rodrigues.

Vanderlei conversou com a reportagem do Estado de Minas na noite deste domingo (8/10), de Dubai, nos Emirados Árabes, onde o casal está "retido" , juntamente com um grupo de 46 brasileiros, incluindo turistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, além de Minas. 

O empresário conta que ele e a mulher deixaram Uberlândia na quinta-feira (5/10) e, na madrugada de sexta (6/10), embarcou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, junto com o restante do grupo que chegou a Dubai, ainda no mesmo dia.

O mineiro relata que o casal ficaria nos Emirados Árabes até esta terça-feira (10/10), quando seguiria para o Egito, de onde, na quinta (12/10), prosseguiria a viagem por terra rumo a Israel (Telaviv, Jerusalém e Monte Sinai). O "tour" previa ainda a ida à Jordânia, com o encerramento do passeio previsto para o dia 23 de outubro - quando o grupo pegaria um voo para Dubai, onde embarcaria de volta ao Brasil. 

Vanderlei disse, que diante do conflito em Israel e na Faixa de Gaza, o grupo teve que interromper a  viagem. Ele afirmou que não tem como seguir viagem para o Egito. "Nosso voo de volta está marcado para Amã, Capital da Jordânia.  E para chegar até a Jordânia, teríamos que atravessar Israel (por terra)."


Drama e 'alívio'


O empresário mineiro salienta que, depois de interromper o passeio, tenta antecipar o retorno para o Brasil. Mas a empresa de turismo não encontra vagas nos voos. Outro drama é que a reserva do hotel na capital dos Emirados Árabes se encerra nesta terça-feira. 

"Estamos no hotel, muito preocupados porque não temos como voltar ao Brasil. O nossos voos (de volta) está marcado somente para o dia 23 de outubro", declarou Vanderlei.

"Nosso sentimento é de alívio por saber que, por pouco, a gente estaria no país (Israel) em risco, como centenas de turistas que estão lá em situação de perigo. Por outro lado, estamos muito frustrados por não poder seguir a viagem", lamenta o empresário.

Conforme Vanderlei, ele e Ana Carolina, juntamente com o restante do grupo de turistas brasileiros, fariam um roteiro em Israel  incluindo a ida à Terra Santa (caminhos trilhados por Jesus Cristo) em Jerusalém e uma visita às ruínas de Petra (também chamada de "Cidade Perdida" e " Cidade Rosa), uma das sete maravilhas do mundo moderno, na Jordânia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)