(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINAS GERAIS

MPF e MP recomendam suspensão de show de Dilsinho em Ouro Preto

Falta de autorização do Iphan e riscos de incêndios são as causas apontadas pelos órgãos que consideram precárias as estruturas no entorno da Praça Tiradentes


04/09/2023 17:03 - atualizado 04/09/2023 18:29
432

Dilsinho foi uma das atrações no aniversário de 312 anos de Ouro Preto, e, durante o show, prometeu que voltaria à cidade histórica
Dilsinho foi uma das atrações no aniversário de 312 anos de Ouro Preto, e, durante o show, prometeu que voltaria à cidade histórica (foto: Reprodução/ane Souz)
Um dos principais pontos turístico de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, foi considerado pelo Ministério Público Federal(MPF) e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inadequado para a realização da gravação do DVD do cantor Dilsinho, marcado para o próximo domingo (10/9). De acordo com a recomendação, a divulgação do show na Praça Tiradentes deve ser suspensa até que os organizadores e a prefeitura obtenham as autorizações necessárias.
 
Os órgãos orientam que a prefeitura elabore um Plano de Gestão de Risco relativo a eventos na cidade, com especificidades e requisitos de prevenção contra incêndio e danos ao patrimônio cultural e segurança dos cidadãos. Além disso, a prefeitura foi recomendada a não autorizar ou divulgar eventos que não tenham a prévia autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para realização.
 
Na ação, o MP apresentou como exemplo incêndios anteriores como o ocorrido em 2003 que destuiu o hotel Pilão. Os órgãos consideram que as edificações entorno da Praça Tiradentes são antigas, construidas com materiais inflamáveis e fiações elétricas precárias.  
 
 
O show começou a ser divulgado nas páginas da prefeitura no mês de agosto após o cantor se apresentar na cidade. Dilsinho foi uma das atrações no aniversário de 312 anos de Ouro Preto, e, durante o show, o artista que é reconhecido pela mistura de ritmos e parcerias com diferentes gêneros musicais prometeu que voltaria à cidade histórica com intuito de gravar um DVD.
 
Desde aquele momento, a prefeitura e a equipe do cantor seguiram em contato, costurando a realização do evento. O projeto foi aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foi encaminhado para aprovação do Iphan.
 
 
De acordo com a notificação dos órgãos fiscalizadores, a prefeitura deverá desenvolver projeto para criação de espaço adequado para realização de eventos culturais no município.

O que diz a prefeitura

 
A reportagem do Estado de Minas procurou a prefeitura para saber como estão as autorizações do Iphan e sobre a realização do Plano de Riscos de Incêndio.

Por meio de nota, a Prefeitura de Ouro Preto esclarece que "toda a documentação para a realização do evento 'Diferentão 2', agendado para 10 de setembro, na Praça Tiradentes, já foi enviada aos órgãos competentes, tendo obtido o aval do Corpo de Bombeiros, e está sendo adequada às solicitações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Prefeitura de Ouro Preto trabalha em parceria com a produção do cantor Dilsinho para que o evento ocorra de forma segura a todos e em total respeito à legislação vigente de proteção ao patrimônio cultural, uma vez que o cenário histórico é motivo de orgulho e reconhecimento mundial da cidade patrimônio da humanidade".
 
As empresas envolvidas na ação GHMusic, Sony Music e empresários do cantor ainda não se manifestaram. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)