(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 15 DE AGOSTO

Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, na terça, em BH, reunirá fé e cultura

Jovens da capital e Região Metropolitana vão fazer peregrinação à Serra da Piedade


13/08/2023 18:09
432

Interior da Igreja da Boa Viagem, em BH, com altar
Na Igreja Boa Viagem, em BH, haverá missas, bênçãos e exposição de carros antigos (foto: PATRÍCIA RIBAS/EM/D.A PRESS)
Dia de festa em Belo Horizonte, na terça-feira (15/8), feriado municipal, para saudar a padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem. No Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia/Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Região Centro-Sul, haverá ampla programação, diz o pároco Marcelo Carlos da Silva: “Teremos missas das 7h às 19h, atividades culturais e gastronômicas, além de uma exposição de carros antigos.”

No dia da padroeira, haverá concentração e peregrinação da Juventude da Arquidiocese de BH, às 14h30, na Praça Rio Branco, em frente à rodoviária, e a tradicional procissão luminosa, com início às 17h – desse espaço público, o cortejo seguirá ao longo da Avenida Afonso Pena em direção ao Santuário Arquidiocesano. Às 18h, será celebrada missa solene pelo arcebispo metropolitano d BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo.
 

“Vamos homenagear a padroeira de BH e também dos viajantes, dos motoristas, dos que chegam e dos que partem em viagem. Nossa expectativa é muito grande para o dia da festa, ainda mais com a grande devoção popular”, destaca o padre Marcelo. Os carros em exposição ficarão no entorno do templo que, hoje, terá na segunda-feira (14) o último dia da novena em louvor à padroeira.

Também na terça-feira, jovens da capital e Região Metropolitana de BH irão até o ponto mais alto (1.473 metros) da Serra da Piedade, no Santuário Basílica Nossa Senhora Piedade, em Caeté. O encontro ocorrerá às 9h, na Estação da Piedade, de onde o percurso será feito a pé até o topo da montanha.

De acordo com a Arquidiocese de BH, “a Peregrinação da Juventude é um momento de pausa e inspiração, de contato com a natureza, reforço dos laços de amizade, paz e propósitos para a vida, mantendo uma tradição: muitos repetem o trajeto feito por seus pais e avós”, perpetuando uma vivência iniciada há mais de 250 anos. O encontro terminará após celebração eucarística, na Basílica das Romarias, às 15h.  

Parte externa da Igreja da Boa Viagem, em BH, em dia de sol
Missas e atividades culturais na Boa Viagem vão das 7h às 19h desta terça (15/8) (foto: PATRÍCIA RIBAS/EM/D.A PRESS)

Programação

 
Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem – 15 de agosto

- Local: Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia/Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Rua Sergipe, 175, Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital

- 7h, 8h30, 15h - Missas
- 9h às 14h - Exposição de carros antigos
- 14h30 - Concentração na Praça Rio Branco (em frente à rodoviária)
- 16h - Recitação do terço na Praça Rio Branco
- 17h – Procissão Luminosa, sainda da Praça Rio Branco (rodoviária) e seguindo ao longo da Avenida Afonso Pena em direção ao Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucarístia (Igreja Boa Viagem)
- 18h – Missa solene presidida pelo arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo 

Lagoa Santa


Já em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a terça-feira (15/8) será de dupla comemoração. No dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Saúde, haverá a instalação do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde, com a procissão (15h) e missa presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo.

O jubileu da padroeira ocorre nos festejos de 200 anos de criação da paróquia. "Esperamos cerca de 10 mil pessoas ao longo da terça-feira", diz o padre o padre Ednei Almeida Costa – titular da paróquia, ele passa a acumular as funções de reitor do novo santuário e de reitor do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte.   

Documento enviado a dom Walmor pelo padre Ednei informa que o templo reúne as características que fazem dele um santuário: tem história e tradição de peregrinações, é um polo de devoção popular, oferece as diversas atividades pastorais e apresenta infraestrutura para receber os romeiros. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)