(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRÂNSITO BLOQUEADO

Vendaval derruba árvores na BR-040, em Juiz de Fora

Segundo a concessionária que administra a via, árvores caíram na Serra de Petrópolis, bloqueando o trânsito para quem segue do Rio de Janeiro para Juiz de Fora


13/07/2023 10:25 - atualizado 13/07/2023 16:44
432

Trecho da BR-040, no sentido Rio de Janeiro a Juiz de Fora, está interditado por queda de árvores
Trecho da BR-040, no sentido Rio de Janeiro a Juiz de Fora, está interditado por queda de árvores (foto: Concer)
A manhã desta quinta-feira (13/7) começou com fortes vendavais na Zona da Mata Mineira. E o impacto dos ventos foi sentido pelos motoristas que precisam trafegar pela BR-040, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro. Árvores caíram na pista, levando a uma série de transtornos. A Concer, concessionária que administra esse trecho, pediu para os motoristas terem cuidado.

Segundo a concessionária, árvores caíram na Serra de Petrópolis, bloqueando o trânsito para quem segue do Rio de Janeiro para Juiz de Fora. Equipes da Concer e do Corpo de Bombeiros trabalham para retirar as árvores e os galhos que estão sobre a pista. Por causa disso, apenas meia pista está disponível para tráfego.
Por causa da queda dessas árvores, a praça de pedágio em Duque de Caxias, sentido Juiz de Fora, ficou fechada por mais de uma hora. Por volta das 09h45, a Concer informou que a praça foi reaberta. Foram registrados 6 km de retenção de veículos. A concessionária orienta, para os motoristas que quiserem, fazer o retorno na antiga praça de pedágio, no km 104 da rodovia. 

Segundo a Concer, para quem vai de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro, o fluxo segue normal. No entanto, a concessionária reforça o pedido de atenção para os motoristas por causa do risco de novas quedas de árvores. A previsão é que os vendavais continuem até o início da tarde. 

A Defesa Civil também enviou um alerta para os moradores de Juiz de Fora, relatando que há previsão de rajadas de vento superiores a 60 km/h nesta quinta e sexta-feira (14/7). Em contato com a reportagem do jornal Estado de Minas, o órgão confirmou que os vendavais têm relação direta com o ciclones extratropical que atinge o Sul do Brasil.

"Segundo a Defesa Civil de Juiz de Fora, a passagem do ciclone extratropical no Atlântico Sul pode influenciar a ocorrência de rajadas de vento superiores a 60km/h sobre o município. Diante desse alerta, a população deve ficar atenta às orientações, não se abrigar embaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda", informou a Defesa Civil.

O que é o ciclone extratropical?

As fortes rajadas de vento sentidas na Zona da Mata Mineira podem ter relação direta com o ciclone extratropical que atinge o sul do país. 

A previsão é de tempo com mais vento nas regiões Sul, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo.

Há risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas, assim como destelhamentos, danos nas redes elétricas e quedas de árvores e galhos.

Os riscos variam de acordo com a região e a intensidade com a qual o ciclone deve atuar. Por isso é importante sempre estar alerta às recomendações da Defesa Civil e outros órgãos competentes na sua cidade e Estado.

Em cidades ao sul do país, com maior risco de alagamentos, as recomendações dos órgãos competentes vão desde procurar abrigo seguro a não entrar em contato com águas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)