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Estado de Minas RODOVIA DA MORTE

Veja o que muda com a concessão da BR 381

Edital prevê investimento de pelo menos R$ 10 bilhões para melhoria de infraestrutura e segurança da 'Rodovia da Morte'


07/07/2023 12:13 - atualizado 07/07/2023 12:50
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Rodovia 381 com carros e caminhões na pista
Edital estabelece 30 anos de concessão e prevê a recuperação, manutenção, monitoração, conservação do pavimento e melhoria da sinalização vertical e horizontal. Na foto, BR 381 sentido Vitoria ate São Gonçalo do Rio Abaixo. (foto: Alexandre Guzanshe/EM)


O governo federal publicou, nesta sexta-feira (7/7), no Diário Oficial da União (DOU), o edital de concessão do trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, em Minas Gerais. O projeto prevê a melhoria na segurança da “Rodovia da Morte”, como é conhecida a rodovia devido ao alto índice de mortes e acidentes.

O trecho a ser concedido à iniciativa privada tem 303,4 km e se estende entre o entroncamento com a BR-116/451, em Governador Valadares, e o entroncamento com a BR-262, na capital mineira. 

O edital estabelece 30 anos de concessão e prevê a recuperação, manutenção, monitoração e conservação do pavimento, além de melhoria da sinalização vertical e horizontal já nos dois primeiros anos. Os investimentos devem ultrapassar os R$ 10 bilhões, sendo que cerca de R$ 1,1 bilhão devem ser investidos já nos dois primeiros anos.

Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o leilão está previsto para acontecer no dia 24 de novembro, em São Paulo. As obras devem ter início depois do dia 28 de março de 2024, data limite para a assinatura do contrato. 

Infraestrutura e segurança

Estão previstas:

- a duplicação de 134 km da rodovia;
- a implantação de faixas adicionais em 138 km;
- vias marginais com extensão total de 11 km;
- implantação de 36 travessias de pedestres;
- 190 paradas de ônibus;
- 34 passagens de fauna;
- a construção de dispositivos de retornos e rotatórias. 

Visando tornar a rodovia mais segura, deverão ser realizadas 152 correções de traçado, ou seja, adequações da geometria da via para permitir ao usuário a manutenção da velocidade, garantindo segurança e fluidez no trajeto. A rodovia também contará com Ponto de Parada de Descanso (PPD), Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU), para atendimento médico e mecânico.
A concessão contempla ainda a construção de cinco praças de pedágio em:

- Caeté (km 411,66);
- João Monlevade (km 351,17);
- Jaguaraçu (km 285,87);
- Belo Oriente (km 233,18);
- e Governador Valadares (km 177,88)

O investimento previsto somente nessa obra das praças é de R$ 94,15 milhões.

Tecnologia

O projeto também apresenta propostas de modernização e inovação em tecnologias para auxiliar o monitoramento e assistência nas rodovias.

Serão oferecidos:

- câmeras de monitoramento ao longo da rodovia;
- dispositivos de detecção automática de incidentes;
- iluminação em LED em toda a BR;
- e aplicativo para chamadas de emergência;

Espera-se que haja cobertura de internet wireless, a implementação de sistema de monitoração das condições meteorológicas e a instalação de sensores embutidos no pavimento para pesagem de veículos em movimento de alta velocidade.


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