(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FEBRE MACULOSA

Defensoria Pública recomenda que festival Sensacional distribua repelentes

Medida é para prevenir picada de carrapato-estrela, que se hospeda em capivaras. O animal é encontrado no Parque Ecológico, local que será realizado o evento


19/06/2023 19:35 - atualizado 19/06/2023 19:36
432

capivaras
Atualmente, as capivaras da Pampulha são monitoradas pela PBH (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press- 25/11/2013)
A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) emitiu várias recomendações para o festival Sensacional seguir durante a realização do evento, para evitar contaminação pela febre maculosa. Uma das orientações inclui a distribuição gratuitas de repelentes. O comunicado foi divulgado nesta segunda-feira (19/6). 



Além da produtora do evento, a Prefeitura de BH também deve tomar medidas de prevenção, como instalar dispositivos e ferramentas aptas a realizar o controle de acesso de capivaras e aplicar doses de carrapaticida nos animais. 

Para a Híbrido.cc, produtora do festival Sensacional, as recomendações feitas pela DPMG incluem:
  • Fazer ações educativas para orientar os consumidores quanto aos métodos mais eficazes de prevenção ao contágio pela febre maculosa, como indicação de roupas mais adequadas para evitar o acesso do carrapato-estrela ao corpo humano;
  • Uso de repelentes para carrapatos, com a disponibilização gratuita, pela empresa; 
  • Necessidade de monitoramento da presença de carrapatos no corpo após o comparecimento evento;
  • Necessidade de monitoramento de eventuais sintomas associados à febre maculosa, após o comparecimento ao festival, com orientações para a busca por atendimento médico imediato, em caso de suspeita. 
A PBH informou que recebeu o documento e irá apresentar as considerações referentes às recomendações feitas pela Defensoria Pública. E reforçou que, atualmente, existe 12 capivaras na Pampulha, os quais são microchipadas, esterilizadas e passam por monitoramento. 

A reportagem entrou em contato com a Híbrido e aguarda retorno. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)