(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CÓDIGO SINAL VERMELHO

BH tem nova lei que facilita a denúncia de violência doméstica a mulher

A lei foi instituída nesta quinta-feira com a intenção de facilitar o combate na violência doméstica e familiar contra a mulheres


15/06/2023 08:51 - atualizado 15/06/2023 09:24
432

mulher com um x vermelho na palma da mão
O código vermelho irá facilitar o pedido de socorro de mulheres que sofrem violência doméstica e familiar (foto: CMBH/Divulgação)
O Diário Oficial do Município (DOM) publicou nesta quinta-feira (15/6) a instituição da Lei nº 11.518, “Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho”, que é uma nova forma de enfrentamento e combate da violência doméstica e familiar contra a mulher. 

A ideia surgiu em 2021, através de um projeto de lei nº 246/21 da vereadora Professora Marli Aparecida. Ao ver os dados divulgados pelo Datafolha na época, que apresentavam números expressivos de violência doméstica durante o período de isolamento social, a vereadora resolveu criar o projeto. 

Mas, como o próprio documento justifica, essa violência não é exclusiva do período de pandemia e os casos acontecem o tempo todo. Por isso, a professora explica: “Criar iniciativas e protocolos que possibilitem e facilitem a denúncia é essencial”.

Como funciona

A vítima poderá pedir socorro por código sinal vermelho, que é uma marca, em formato da letra X, feita com qualquer material acessível, que será reconhecida como um pedido silencioso de socorro em caso de violência doméstica e familiar.

O encaminhamento da mulher vítima de violência doméstica e familiar é feito a atendimento especializado, conduzido por servidores e funcionários do setor público, assim como por funcionários de entidades privadas participantes.

O Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, os órgãos da Segurança Pública e as entidades privadas participantes devem trabalhar em sistema de cooperação e integração.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)