(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PLANEJAMENTO URBANO

Ouro Preto pede moradia segura em lançamento da revisão do Plano Diretor

Moradores da Ocupação Chico Rei estiveram presentes na audiência pública do lançamento da Revisão do Plano Diretor e reivindicam a construção de moradias


06/06/2023 23:00 - atualizado 06/06/2023 23:06
432

Ouro Preto
Moradia, ocupação do solo e segurança são demandas esperadas pela população (foto: Divulgação/arquivo pessoal)
A audiência pública do lançamento da revisão do Plano Diretor de Ouro Preto (PDOP) e da Legislação Complementar, que aconteceu nessa segunda-feira (5/6), foi marcada pela presença de movimentos sociais que pedem planejamento urbano voltado para a população.

Foi organizada pela Ocupação Chico Rei uma passeata que reivindica melhorias na questão habitacional da cidade. Uma Comissão de Acompanhamento foi criada e tem como demandas a solução da questão hídrica, a mineração predatória e a redução de riscos em períodos chuvosos.
 
Na mesa que compunha a primeira audiência pública estavam membros do Executivo e do Legislativo, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Sandra Nogueira, a promotora de Justiça de Ouro Preto, Camila Costa Garrido, e, como representante da Comissão de Acompanhamento, o membro da Federação das Associações dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP) Eduardo Evangelista.
 

Manifestação

 
Cerca de 60 famílias da ocupação Chico Rei - ligada ao Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) - fizeram uma passeata que saiu do terreno conhecido como ‘Terra da Novelis’, localizado nos bairros Bauxita e Saramenha, até o Centro de Convecções da UFOP, local de lançamento da revisão do Plano Diretor.
Os moradores da ocupação reivindicam a utilização do terreno para a construção de habitações.
 
“Não queremos mais que a população da cidade seja obrigada a construir sua casa em área de risco. Temos muita terra boa e firme, queremos uma cidade que seja melhor para todos. Moradia e planejamento urbano são um dos principais assuntos que serão tratados no Plano Diretor, precisamos saber como a cidade irá crescer, onde serão construídos os novos bairros”, disse o vereador e um dos líderes do Movimento Wanderley Kuruzu.
 
De acordo com o engenheiro e membro da Comissão de Acompanhamento, Eduardo Evangelista, a participação popular na revisão é fundamental para que questões urgentes sejam discutidas durante o processo. Evangelista explica que a Comissão de Acompanhamento foi criada em abril de 2021, após a reivindicação da população, e tem  como objetivo fazer a ponte entre a UFOP, os técnicos da Fundação Gorceix, a prefeitura e os munícipes.
 
“A gente vai precisar que a prefeitura nos dê muito suporte de logística para que a Comissão de Acompanhamento consiga promover as ações de mobilização social. Isso porque a Fundação Gorceix propõe mais de 20 oficinas e audiências fora da sede de Ouro Preto."
 

Outras reivindicações

 
Outro ponto levantado pelo membro da Famop é a inclusão da discussão sobre a questão hídrica de Ouro Preto no Plano Diretor. "Todos estamos sofrendo o processo de privatização da nossa água. Será que Ouro Preto quer que continuemos pagando altas taxas enquanto a nossa riqueza vai para a Coreia do Sul? A gente precisa colocar isso no Plano Diretor, essa questão está sufocando nossa população”, questiona.
 
O engenheiro também afirma que é necessário que o plano de redução de riscos no período chuvoso esteja presente nas diretrizes do Plano Diretor e que garanta ações efetivas de prevenção de desmoronamento antes do período da chuva. “Espero que, na revisão do Plano Diretor, façam uma amarração nas leis orçamentárias para que o planejamento não fique apenas no papel."
 
De acordo com a prefeitura de Ouro Preto, na revisão do Plano Diretor, o trabalho também vai contemplar a revisão de leis correlatas para o município. São elas: a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo; a Lei de Regularização Edilícia; o Plano Diretor de Mobilidade Urbana e o Código de Posturas. Além disso, serão criadas duas outras leis: a do Código de Obras e Edificações e a de Regularização Fundiária.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)