(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OPERAÇÃO

Ministério Público mira empresa de sucata suspeita de fraudar R$ 11 milhões

Mandados de busca e apreensão na sede da empresa, no escritório de contabilidade e na residência de pessoas físicas foram cumpridos na manhã de hoje


31/05/2023 10:01 - atualizado 31/05/2023 10:30
432

operação contra a sonegação fiscal no setor de sucatas
Empresa é suspeita de usar notas fiscais falsas na aquisição de mercadorias de origem desconhecida (foto: MPMG/Divulgação)

Uma empresa de sucatas foi alvo de uma operação do Ministério Público na manhã desta quarta-feira (31/5), em Alvinópolis, na região Central de Minas Gerais. A indústria é investigada por falsidade ideológica, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

 

Segundo o MP, a empresa é suspeita de utilizar notas fiscais falsas na aquisição de mercadorias de origem desconhecida, com o intuito de conferir aparência lícita à mercadoria e reduzir ou suprimir o ICMS que deveria ser pago.

 

O MP ainda estima que, nos últimos cinco anos, o prejuízo aos cofres públicos seja de, aproximadamente, R$ 11 milhões.

 

Na manhã de hoje, foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão na sede da empresa, no escritório de contabilidade e na residência de pessoas físicas, nos municípios de Alvinópolis e João Monlevade. 

 

 

A fraude investigada consistia na utilização de empresas em nome de terceiras pessoas para emissão de notas fiscais falsas, que simulavam o fornecimento de sucata. Porém, na realidade, a sucata teria origem diversa. 

 

As investigações também apuram o crime de lavagem de dinheiro, consistente na possível ocultação da localização, propriedade e movimentação dos valores oriundos dos crimes tributários.

 

 

Participam das atividades operacionais 24 servidores da Receita Estadual, dois promotores de Justiça, um delegado de Polícia e onze policiais civis. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)