(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LEGISLAÇÃO

Proibidos em Nova Lima, fogos de artifício causam incômodos em Macacos

Moradores do vilarejo de Macacos afirmam que estouros assustam os idosos e causam pânico nos animais domésticos e silvestres do local


21/05/2023 19:54 - atualizado 21/05/2023 20:00
432

Foto de arquivo. Fogos de artifício
Fogos de artifício com barulho estão proibidos em Nova Lima desde outubro de 2022 (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Desde 4 de outubro de 2022, está proibido em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, "a queima e a soltura de fogos de artifício com estampidos, assim como, quaisquer artefatos pirotécnicos e similares de efeito principal sonoro ruidoso", conforme a Lei Municipal 2.933.

Nem a legislação inibiu um morador do vilarejo de Macacos de estourar fogos de artifício nesse sábado (20/5). O local é conhecido por sua área de mata onde vivem diversos animais silvestres, além dos animais domésticos tutelados por outros residentes do local.

"Eu não pude sair da casa ontem por causa dos fogos, pois os cachorros estavam enlouquecidos. Teve animal que fugiu, tem animal que pula cerca, se atacam. Tenho dois cachorros idosos e eles ficam ofegantes, com medo, pânico, desorientados", afirmou a jornalista e fundadora do Grupo de Proteção Animal de Macacos, Daniela Costa. 

Diversos moradores alegaram terem contado a Polícia Militar ao longo da noite para denunciar o caso, mas foram informados que não havia viaturas disponíveis para se deslocar até o local naquele momento.

A funcionária pública aposentada Maria Cristina de Almeida, de 67 anos, também se mostrou inconformada com a situação e alegou que, além de perturbar os animais, também incomoda os moradores.

"É uma falta de respeito muito grande. Tem pessoas idosas, pessoas com deficiência que se assustam. Como aqui não tem prédios, é descampado, o som entra e assusta a gente", reclamou.

Maria Cristina afirmou que os estouros ocorreram ao longo de todo sábado, mas, de acordo com Daniela, na parte da noite os estampidos ficaram mais frequentes.

O que diz a PM


A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) afirmou que recebeu uma chamada de uma moradora, mas, ao chegar ao local, não foi constatado nenhum estouro de fogos.

Apenas uma viatura é utilizada para atender denúncias no local. A assessoria informou que, o atendimento não foi imediato por possivelmente estarem finalizando alguma ocorrência


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)