(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Maus-tratos

PBH publica decreto para combater abandono e maus-tratos a animais

Grupo Gestor de Ocorrências envolvendo Animais em Espaços Públicos vai elaborar ações de proteção aos animais


02/02/2023 14:24 - atualizado 02/02/2023 15:30
432

filhote de cachorro, da cor marrom, todo molhado, abandonada na beirada do rio.
Filhote de cachorro abandonado na beirada do córrego (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press.)

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou, na última terça-feira (31/1), no Diário Oficial do Município (DOM), o decreto nº 18.248, com o objetivo de reduzir a incidência de conflitos envolvendo maus-tratos e abandono a animais em espaços públicos da capital.
 
Criado pela prefeitura, o Grupo Gestor de Ocorrências envolvendo Animais em Espaços Públicos ficará responsável por articular e deliberar ações que evitem acidentes e otimizem a fiscalização desses tipos de casos.
 
Compete também ao grupo promover o recolhimento, transporte, atendimento médico-veterinário, abrigamento temporário e destinação de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos, como afirma o decreto. 
 

Integrantes do grupo gestor

O grupo gestor é composto pelas secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Política Urbana, Segurança e Prevenção, além da BHTrans e Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). As reuniões vão acontecer quinzenalmente e, excepcionalmente, quando houver necessidade. Anualmente, será elaborado um cronograma com as espécies prioritárias a serem acompanhadas.
 
Outros órgãos, empresas ou instituições poderão participar das reuniões, ajudando a alcançar as metas estabelecidas. No que concerne ao transporte, abrigamento e tratamento médico-veterinário dos animais é de intenção procurar parcerias com o Estado, Governo Federal e entidades civis para cumprimento da legislação.
 

Prefeitura de Belo Horizonte

De acordo com a PBH, todos os animais que são recolhidos passam por uma consulta com veterinário, que avalia a situação e inicia o tratamento adequado. Além dessa avaliação, os animais recebem vermifugação, vacina contra a raiva e controle de ectoendoparasitas. 

Caso os donos dos cães e gatos não apareçam em um período de dois dias, esses animais vão para doação nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses. Para a adoção, a pessoa interessada deve apresentar carteira de identidade e comprovante de endereço, é requisito mínimo ser maior de idade.
 
A Prefeitura informa que por ano são recolhidos cerca de 100 equídeos abandonados nas ruas. Belo Horizonte já executa diversas iniciativas voltadas à defesa e proteção aos animais. 

O pedido para recolhimento de animais soltos nas vias públicas deve ser feito através dos telefones 3277-7411 ou 7413.
 
*Estagiário sob supervisão. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)