(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Movimento Nacional pela Vacinação

COVID: vacina bivalente é liberada para população acima de 18 anos

Ministério da Saúde (MS) anuncia ampliação do público e reforça que as vacinas são seguras; em nota, a PBH diz que aguarda o encaminhamento das doses pelo MS


24/04/2023 19:47 - atualizado 24/04/2023 20:44

Pessoa recebendo dose de vacina no braço
Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde (foto: Walterson Rosa/MS)
A população brasileira acima de 18 anos poderá ser vacinada com a dose de reforço bivalente contra COVID-19. A ampliação do público foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (24/4). Segundo estimativas do MS, 97 milhões de brasileiros poderão procurar as unidades de saúde nesta etapa, que faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação.

A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose. Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde.

“Eu quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação. É um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas, é uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
  • COVID-19: baixa adesão à vacina bivalente preocupa especialistas
Para a secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, aumentar as coberturas vacinais contra a Covid-19 é prioridade. “A vacinação é fundamental para minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença”.

O Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação para resgatar na população brasileira a confiança nas vacinas para que o Brasil volte a ser referência mundial em altas coberturas vacinais. A pasta reforça que as vacinas são seguras, eficazes e salvam milhares de vidas em todo o mundo.

PBH

 
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pronunciou que "segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde e aguarda o envio de doses para ampliar a imunização. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que as vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, que as encaminham para os estados que, por sua vez, repassam as doses aos municípios. A prefeitura reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata aplicação do imunizante, tão logo as vacinas cheguem a Belo Horizonte".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)