(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM ALERTA

Novas sirenes são ativadas pela Vale em Nova Lima e Itabirito

Os dispositivos sonoros foram testados no Complexo Vargem Grande e são ações previstas no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM)


19/04/2023 15:21 - atualizado 19/04/2023 15:21

Imagem de taludes feitos pela atividade mineradora
De acordo com a companhia, o objetivo de instalar esses dispositivos é aumentar a cobertura acústica nas cidades (foto: Julia Pontes/Divulgação)
A Vale fez a ativação de novas sirenes de emergência nas cidades de Nova Lima e Itabirito, em Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira (19/4). Essa ação contou com o apoio das Defesas Civis desses municípios e os novos dispositivos de alerta integram o sistema de alarme das barragens Maravilhas I, III, Capitão do Mato, Peneirinha e Dique B, do Complexo Vargem Grande.

A empresa informou que esse primeiro acionamento dos dispositivos é feito com o som real de emergência para atestar o seu funcionamento e verificar o alcance das ondas sonoras emitidas. O objetivo da instalação das sirenes, de acordo com a companhia, é aumentar a cobertura acústica nas cidades. Ainda foi ressaltado no comunicado que não é necessária nenhuma ação da comunidade, que poderá manter sua rotina normalmente.

 

Leia: Vale realiza simulado de emergência em Nova Lima, Rio Acima e Itabirito 


Os dispositivos de alerta emitiram ondas sonoras que atingiram as áreas internas das barragens, os condomínios Estância Alpina, Vale dos Pinhais, Estâncias Estoril, Miguelão e na região da Água Limpa, além de fazendas próximas às estruturas. O informe da Vale ressalta que não houve alteração na condição de segurança das barragens.

Essa atividade de instalação e ativação de novas sirenes faz parte do Plano de Ação Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e a empresa alega que as estruturas passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro do Monitoramento Geotécnico (CMG).

 

Leia: Vale deposita R$ 100 milhões para projetos de compensação em Macacos 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)